Home > Carreira > Qualidade de vida > 9 dicas práticas para sair dos planos e alcançar metas

9 dicas práticas para sair dos planos e alcançar metas

Você pode estruturar suas ideias agora mesmo para chegar aonde quiser

Estabelecer e alcançar metas é uma forma de manter a motivação e buscar novos objetivos na vida. Porém nem sempre é fácil fazer as metas saírem do plano das ideias e se tornarem realidade. Criamos este post para todos que têm essa dificuldade e querem começar a mudar o jogo agora mesmo. Vamos lá?

Como alcançar metas rapidamente?

Tudo na nossa vida gira em torno de metas. Trabalhar em determinada empresa, alcançar um cargo de gerência, fazer uma viagem internacional, comprar um carro ou dar entrada no primeiro apartamento. Todas essas são metas que queremos e podemos atingir, principalmente quando temos um plano e mantemos o foco para chegar até lá. Confira 9 dicas bem práticas para colocar em ação agora mesmo. 

1. Estabeleça metas pequenas

É muito importante desmembrar um grande objetivo em pequenas metas realizáveis. Se você tem conhecimento básico mas quer ficar fluente em inglês, por exemplo, aí está um grande objetivo que você tem pela frente. Então, para não desanimar logo de cara, a dica é dividir essa meta em várias pequenas conquistas. 

Por exemplo:

  • ler 5 páginas de um livro em inglês por dia; 
  • aprender de 5 a 10 palavras novas por semana; 
  • ler uma notícia de um site internacional em inglês por dia;
  • assistir a um episódio de sua série preferida em inglês com legenda em inglês por dia durante 2 semanas;
  • retirar legendas em inglês e continuar assistindo um episódio por dia por mais 2 semanas. 

Em um mês, você pode fazer um teste de nível para comprovar o quanto conseguiu evoluir dando esses pequenos passos. Quando você estabelece pequenas metas e consegue alcançá-las, você fica motivado e a motivação é a mola propulsora para criar metas maiores. 

2. Escreva suas metas

Pode ser no papel, no computador ou no celular, o importante é que você reserve um tempo para organizar as ideias e escrever suas maiores metas. Esse exercício faz com que seu cérebro comece a buscar formas de realizar os objetivos propostos. Há estudos, inclusive, que afirmam que, ao fazer isso, uma pessoa tem 42% mais chances de alcançar suas metas. Não custa tentar, certo? 

3. Estruture os passos para chegar aonde quer chegar

Imagine quais são os passos para você realizar seu objetivo, quais vêm primeiro e quais devem aparecer em seguida. Criar essa estrutura dá mais clareza sobre o que você precisa fazer para chegar aonde quer chegar. 

4. Crie um plano de ação

A etapa seguinte é criar um plano de ação, estruturando em um roteiro os passos que você precisa dar e detalhando o que deve ser feito em cada um. Essa estratégia ajuda a não esquecer qualquer passo importante que possa ser indispensável para alcançar seu objetivo. É importante ser bem específico sobre a meta que você quer alcançar e os passos que precisa dar. 

5. Descubra formas de acompanhar sua evolução

Ao longo do seu plano você vai precisar saber se está caminhando bem – ou não. Para isso, é importante descobrir métricas que possam indicar o quanto você está caminhando na direção do seu objetivo. 

6. Comece agora

Não caia na vontade de adiar os seus planos e deixar as metas para o mês que vêm, o ano que vem, o final da pandemia. Nenhum momento é melhor do que agora para começar.

7. Comemore cada pequena meta alcançada

Comemorar e se dar algum tipo de presente é uma excelente forma de se manter motivado em direção aos seus objetivos. Não tenha receio de compartilhar as pequenas conquistas ou até de estabelecer pequenos rituais para se premiar por cada uma delas. Esses rituais não precisam ser complexos. Basta que você se permita fazer algo que gosta – tomar um café da manhã caprichado, fazer uma pequena viagem, passar o final de semana sem fazer nada. É essa a ideia. 

8. Determine metas que você realmente quer alcançar

Para que você de fato tenha vontade de seguir todos os passos listados acima, é preciso que você estabeleça metas que quer alcançar. Isso significa que elas precisam ser verdadeiras para você – e não para agradar outras pessoas, por exemplo. 

9. Mude os planos sempre que for necessário

Tudo muda – e nós também mudamos, o tempo todo. Por isso, não tenha medo de refazer a sua lista de metas e começar tudo de novo sempre que seus planos e suas motivações mudarem. Como dissemos no item anterior, é importante que suas metas façam sentido para você. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.