Home > Carreira > Qualidade de vida > Desempregado há muito tempo? Veja o que fazer

Desempregado há muito tempo? Veja o que fazer

Algumas ações podem reduzir o seu estresse e ajudar a conseguir recolocação mais rápido

Se você está desempregado há muito tempo deve saber o quanto tentar voltar para o mercado de trabalho é estressante.

A falta de um trabalho pode gerar dúvidas sobre nossas capacidades e competências. E essas dúvidas vão se agravando com o passar do tempo.

Para você não se deixar abater totalmente – e nem desperdiçar esse tempo – vamos compartilhar algumas ideias sobre coisas produtivas que podemos fazer enquanto procuramos emprego, mas ele não vem. Vamos lá?

Muito tempo desempregado, como explicar um “vazio” no currículo?

Se você está desempregado pode ter dificuldade de explicar “espaços” no currículo.

De verdade, não é fácil falar sobre uma demissão, mas o simples fato de você estar procurando emprego há algum tempo não fará o recrutador ter mais ou menos simpatia por você. 

O ideal é sempre ser sincero no currículo em relação às datas em que você começou e parou de trabalhar em cada cargo.

Se o recrutador perguntar sobre isso durante uma conversa, você deve explicar o que aconteceu sem falar mal da ex-empresa ou do ex-chefe. Explique por que você foi dispensado (“Fui demitido porque a empresa precisava cortar custos”, por exemplo, desde que esse seja o caso, claro).

Se você mantém boas relações com o ex-empregador vale a pena contar para o recrutador. “Até hoje converso com meu ex-chefe e meus ex-colegas”, por exemplo.

Se você tiver algo bem positivo para contar sobre o ex-emprego esta é a melhor hora. Diga algo interessante que tenha realizado lá, fale de algum resultado que tenha alcançado. 

Buscar recolocação profissional na pandemia realmente não é fácil, mas não é impossível. O que você precisa fazer é continuar utilizando sites de emprego como VAGAS.com.br e continuar se candidatando às oportunidades que você considera que sejam adequadas para você.

É possível que neste momento você consiga um emprego para ganhar menos. Tente se preparar inclusive para isso. 

O que fazer quando está desempregado há muito tempo?

Você não pode ficar parado – essa é a regra número um.

Dividir o tempo entre procurar emprego, cuidar de si e da família e fazer cursos para melhorar o currículo é uma boa receita para passar por esse período da melhor forma possível.

Confira o que você pode fazer neste momento para não se deixar invadir pelo estresse e pelo desânimo: 

Procurar emprego

Vamos começar pelo óbvio: a primeira coisa a se fazer é procurar emprego, é claro.

Atualize e revise seu currículo, inscreva-se em sites de emprego e comunique sua rede de relacionamentos sobre o seu momento.

É importante deixar claro o que você faz e o que procura. Procurar emprego dá trabalho, exige técnica, método e tempo. Não é tarefa simples. Encare essa atividade com seriedade.

Abrir-se para novos jobs

É importante ampliar a mente nesse momento para não ficar totalmente parado e sem qualquer remuneração. Procure trabalhos autônomos, por projetos, vendas, ofereça aulas particulares etc.

Além de trazer alguma remuneração, essas atividades colocam você em contato com muitas pessoas, o que aumenta sua chance de encontrar um emprego.

Trabalho voluntário

No momento do desemprego, o trabalho voluntário pode ser uma boa ideia.

Embora não seja remunerado, ele traz recompensas pessoais e também rende novos contatos e novas experiências.

Cursos, cursos e cursos

Na era do conhecimento, é difícil separar estudo de trabalho. Muitos já trabalham enquanto estudam ou estudam enquanto trabalham.

De qualquer forma, ler, estudar, buscar cursos rápidos, cursos gratuitos ou até uma nova graduação podem aumentar a sua empregabilidade e, novamente, a rede de contatos.

Professores, consultores e colegas são ótimas fontes de indicação.

Cuidar da saúde

Cuidar da saúde sem um plano patrocinado pela empresa é complicado, mas é necessário, principalmente se você não tinha tempo de fazer isso enquanto estava trabalhando.

Crie rotinas saudáveis, faça exercícios, tente ter uma alimentação equilibrada. Assista ao pôr do sol de vez em quando. Você pode!

Apoio psicológico gratuito para desempregados

A Cruzando Histórias é uma ONG de apoio psicológico para desempregados que está oferecendo ajuda gratuita e online para pessoas que estão passando pela mesma situação que você neste momento.

Confira o link acima e, se achar que esse apoio pode ajudar, agende seu horário. 

Este post te ajudou? Leia também Por que controlar a ansiedade quando está desempregado?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.