Home > Carreira > Qualidade de vida > Como vencer a procrastinação em 8 passos

Como vencer a procrastinação em 8 passos

Cuidado para não deixar a inércia paralisar a sua carreira

Você já se perguntou como vencer a procrastinação para superar o hábito de deixar para depois tudo o que você não tem vontade de fazer agora? A solução nem sempre é fácil – mas existe. E nós vamos mostrar alguns caminhos para você dar os primeiros passos agora mesmo. 

Principais fatores que causam procrastinação

Para aprender a ter mais disciplina e descobrir como vencer a procrastinação, é importante começar a entender o que está fazendo você desacelerar ou até — no pior dos casos — ficar paralisado(a).  

A procrastinação pode ser causada simplesmente por um hábito que você começou a desenvolver e, sem perceber, saiu do controle. 

Tudo pode ter começado, por exemplo, porque você não se sente totalmente à vontade para fazer o que precisa ser feito. Talvez seja uma questão de baixa autoestima ou falta de confiança na sua capacidade. Será que é isso que está acontecendo com você? 

Vale a pena observar porque é comum que a gente queira adiar aqueles assuntos (ou aquelas tarefas) que trazem ansiedade e insegurança. 

Outro fator que pode fazer com que você viva procrastinando é o esgotamento profissional, também chamado Síndrome de Burnout. Sabe quando você se sente exausto(a) e não tem mais energia para nada? Preste atenção se isso estiver acontecendo com você para pedir ajuda, se for o caso. 

8 dicas para vencer a procrastinação no trabalho

1. Prepare o ambiente

Antes de qualquer coisa, é preciso preparar o ambiente para facilitar a concentração. A dica é eliminar distrações. Como fazer isso? Limpando a mesa e deixando ao alcance apenas o que você precisa para trabalhar. Livros, comidinhas e celular, por exemplo, devem ficar fora do seu campo de visão. 

A mesma regra vale para o computador (se você trabalhar com ele). Feche todas as janelas que não sejam essenciais para fazer o que você vai começar agora. 

2. Aceite que a procrastinação é um problema

Agora, entramos em uma questão mais psicológica. Para vencer a procrastinação, precisamos aceitar que nossa mania de adiar tarefas pode estar atrapalhando a nossa vida. 

Pense em problemas que esse mau hábito já trouxe tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. É algo que realmente você precisa mudar? Se a resposta for positiva, seguimos a lista. 

3. Procure (com sinceridade) os seus motivos 

Para descobrir como vencer a procrastinação no trabalho, é preciso entender o que está fazendo com que você mantenha esse hábito. 

Por isso, pergunte-se: 

  • Por que não fez o que já disse para si mesmo(a) que queria fazer?
  • Por que você não começou o curso de inglês se sabe que seu desenvolvimento profissional depende dele? 
  • Por que você não terminou a graduação? 
  • Por que ainda não começou a criar a apresentação que deve entregar amanhã? 

Busque as respostas com sinceridade. 

4. Identifique sinais de autossabotagem

Sabe quando você, sem perceber, acaba sendo seu pior inimigo? O nome disso é auto sabotagem — e muitas vezes é preciso virar essa chave para vencer a procrastinação. 

Um exemplo? Você não vai comprar uma casa agora, mas começa o dia buscando imóveis à venda. E perde horas nessa busca. Só por distração. Jogue a seu favor. 

5. Planeje suas ações

Após fazer essa auto análise, provavelmente você já saiba o que precisa fazer para alcançar o seu objetivo. Agora, a missão é planejar os passos para chegar até lá. 

Um exemplo de planejamento pode ser:

  1. crie uma lista das tarefas do dia;
  2. imponha a si mesmo que não vai começar nenhuma atividade extra antes de terminar o primeiro item da lista;
  3. programe pequenos intervalos (mas precisa colocar um limite curto de tempo para eles);
  4. faça também uma lista mais ampla daquelas coisas que você sabe que precisa começar, mas não tem necessariamente um prazo, como um curso de idiomas. Utilize um dos intervalos para buscar escolas e entrar em contato, e estipule uma data para começar as aulas. 

6. Foque no essencial

Foque no essencial. Ou seja, nada de listar mil e uma coisas que você adoraria fazer, mas não são responsáveis por mais de 50% do resultado que espera. 

7. Avalie seu progresso com frequência

Para não recair na procrastinação, é importante avaliar seu progresso com alguma frequência.

Uma vez por mês, por semana, por semestre, como você achar adequado, pense no que você já fez e no que não conseguiu atingir. Por que certas coisas deram certo e outras não? O que você pode aprender com isso?

Avalie seu desempenho, mas não se cobre demais: dê um passo de cada vez. O importante é não se deixar paralisar. 

8. Crie um sistema de recompensas

Se funcionar para você, pode ser o caso de criar um pequeno sistema de recompensas para cada item da lista que você conseguir cumprir. Um café da manhã caprichado, uma tarde livre na sexta-feira (se for um item importante, claro!). 

O importante é criar um auto-estímulo para continuar no caminho.  Com isso, vencer a procrastinação fica mais fácil e possível. 

Se você quer melhorar sua performance no trabalho e subir na carreira, mas não sabe qual o próximo passo, veja nosso guia explicando como escolher entre especialização, mestrado ou MBA!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o agora!