Home > Busca de emprego > Direitos trabalhistas > Carreira > Primeiro emprego > Precisa tirar Carteira de Trabalho? Siga estes passos

Precisa tirar Carteira de Trabalho? Siga estes passos

Documento registra sua atividade profissional e garante direitos trabalhistas como aposentadoria e FGTS
Homem segura carteira de trabalho nas mãos

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que pode ser emitido para cidadãos brasileiros, que nasceram no Brasil ou foram naturalizados, que tenham 14 anos ou mais.

Ela é utilizada para registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nela ficam registradas data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

São esses registros que garantem ao trabalhador direitos trabalhistas como aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Desde setembro de 2019, a carteira de trabalho digital substitui a antiga CTPS física para facilitar o acesso às informações de trabalho dos brasileiros. Continuam a utilizar a Carteira em papel apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais. Se este for o seu caso, para obter o documento você deve encaminhar o pedido de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado (uf) em que reside. O endereço é.trabalho.uf@economia.gov.br. Se residir em SP, por exemplo, o endereço será trabalho.sp@economia.gov.br. Se estiver no Rio de Janeiro, trabalho.rj@economia.gov.br

Vantagens de ter uma carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital tem algumas vantagens em relação à carteira física. As principais delas são:

  • todo o processo de solicitação é feito pela internet;
  • o documento fica pronto mais rápido;
  • você não paga nada para fazer a sua;
  • você pode acessar todas as informações sobre seus contratos de trabalho (férias, salário) quando quiser; 
  • você não corre o risco de perder o documento (ou de ele ficar amassado ou molhar, por exemplo).

Para que serve e como funciona?

A carteira de trabalho digital serve para registrar os seus contratos de trabalho na modalidade CLT. Uma grande novidade da carteira digital é que ela não tem mais um número próprio. Os dados são acessados pelo número do seu CPF. 

Isso significa que agora, quando você for contratado por uma empresa, precisa apenas fornecer o seu CPF para que o empregador acesse os dados da carteira de trabalho e faça os registros necessários. Desde o final de 2020, todos os registros de contratos de trabalho e anotações como férias, salário, etc devem ser feitos pelas empresas de forma eletrônica para que o empregado possa acompanhar as informações a qualquer momento pelo aplicativo ou pela internet.

É importante, porém, que você guarde a sua CTPS em formato físico porque ela continua sendo um documento para comprovar o tempo de trabalho. Ainda que a carteira digital tenha informações sobre os contratos de trabalho antigos, é importante continuar guardando o documento original para o caso de haver erros nas informações. 

Como fazer a carteira de trabalho digital

Baixe o aplicativo 

Você pode baixar o app da carteira de trabalho digital no Google Play ou Apple Store ou acessar o site acesso.gov.br.

Antes de fazer a sua carteira de trabalho digital, você precisa se cadastrar no portal gov.br clicando no botão “Crie sua conta”. 

Se já tiver um cadastro, pule esta etapa e apenas insira CPF e senha cadastrados. 

Insira seus dados pessoais

Preencha suas informações como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento.

Se você nasceu no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Aguarde a validação das informações

As informações serão validadas nas bases de dados do governo federal. Em seguida, você será direcionado para responder cinco perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária.

Responda o questionário

Depois de responder o questionário, você receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil ou ao aplicativo. 

Acesse os dados da sua carteira de trabalho digital

Quanto custa para emitir a Carteira?

A emissão da Carteira de Trabalho, tanto física quanto digital, é gratuita. Ou seja, você não precisa pagar nada para fazer a sua. 

Quem tem carteira física precisa fazer a carteira digital?

Sim, é importante fazer a sua carteira digital porque, como dissemos, ela passou a substituir a carteira física. A boa notícia é que o número da carteira digital é o seu CPF. Portanto, você já sabe o número que precisar informar ao empregador, mesmo que ainda não tenha acessado o aplicativo ou o site para fazer a sua carteira digital. 

É importante ressaltar que sua carteira física deve ser guardada com cuidado porque poderá ser utilizada para consultas no futuro, ok?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.