Home > Busca de emprego > Candidaturas > Você sabe como o VAGAS funciona?

Você sabe como o VAGAS funciona?

Você conhece o VAGAS.com.br, certo? Desde 1999, somos o site gratuito que milhões de profissionais utilizam todos os dias para procurar emprego.

Mas você sabe como o VAGAS funciona?

Fizemos esse post pois acreditamos que é importante apresentar para você o nosso funcionamento. Afinal, utilizar o site da melhor forma possível, com o preenchimento de todas as informações importantes para destacar sua candidatura às vagas publicadas, pode ajudar muito na hora de buscar um emprego.

Vamos lá? 

Como o site gratuito VAGAS funciona 

Ao chegar ao VAGAS, o primeiro passo é criar seu cadastro gratuito. Nesta primeira etapa, você precisa fornecer apenas nome, data de nascimento, e-mail e CPF para criar seu pré-cadastro com nome de usuário e senha.

Suas informações de login ficam salvas e você pode retornar ao site quando quiser para preencher seu currículo. 

Em seguida, ou ao retornar ao site, você poderá incluir as suas informações profissionais como “Objetivos”, “Resumo profissional”, “Formação acadêmica e complementar”, “Idiomas”, “Histórico Profissional” e “Informações Complementares”.

Você pode preencher todos os campos de uma vez ou fazer isso aos poucos, retornando ao site sempre que quiser para atualizar o currículo. O importante é incluir as informações com bastante atenção e clicar no botão “salvar” depois de preencher cada item, para que o sistema armazene os dados corretamente. 

Como se candidatar às vagas de emprego

Com o currículo preenchido, você pode começar a se candidatar às oportunidades disponíveis no site gratuito VAGAS. Para isso, no entanto, é preciso que seu perfil seja adequado à vaga que você quer disputar.

Como explica Cintia Galvão, que trabalha na área de Atendimento a Candidatos na VAGAS, existem filtros de senioridade e área, por exemplo, que permitem ou impedem um candidato de se inscrever para determinadas vagas. “Se o perfil for inadequado à vaga, o profissional não consegue se candidatar”, explica ela. Por isso é importante ficar atento ao que a empresa coloca no job description.

Além disso, seu currículo fica disponível na base de dados do VAGAS que pode ser consultada por todas as empresas que são clientes.

Dessa forma, seu currículo pode ser localizado por empresas que estejam buscando um profissional como você – mesmo que você não tenha feito inscrição para a vaga que elas querem preencher. 

Por falar nisso, veja como as empresas buscam o seu currículo no VAGAS.com.

Como acompanhar suas candidaturas

Você pode acompanhar seu histórico de candidatura pelo site do VAGAS ou pelo aplicativo VAGAS, disponível no Google Play e na App Store.

Lá ficam reunidas todas as informações sobre as candidaturas que você realizou e as mensagens que você recebeu das empresas. Você também pode saber se a empresa já visualizou seu currículo. 

É importante ressaltar que a VAGAS fornece toda a tecnologia que está por trás dos processos seletivos – busca de currículos, escolha de palavras-chave, filtros, agendamento de entrevistas e vídeo entrevista, por exemplo. Porém, a comunicação com os candidatos é realizada pelas empresas clientes da VAGAS.

São as empresas que definem o que será comunicado – ou não – aos candidatos e que tipo de retorno do processo seletivo eles vão receber. Muitos candidatos se queixam da falta de retorno das empresas, mas esse é um critério das empresas que independe da vontade da VAGAS. 

Para saber se uma vaga foi encerrada, a dica de Cintia é consultar o app da VAGAS. “Lá é possível saber se o anúncio foi finalizado, ainda que a empresa não tenha feito qualquer comunicação sobre isso”, afirma. 

Se você ainda tiver dúvidas, veja mais sobre como funciona o VAGAS

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.