Home > Carreira > Evolução profissional > O que fazer na dinâmica de grupo para trainee e estágio

O que fazer na dinâmica de grupo para trainee e estágio

Veja como mostrar o seu potencial nesta etapa do processo seletivo

A dinâmica de grupo para trainee e estágio – ou DG, como também é chamada – é a etapa do processo seletivo em que os candidatos interagem cara a cara uns com os outros para desenvolver tarefas em equipe e mostrar que têm potencial para ocupar a vaga de trainee ou estágio que estão disputando. A DG é uma das fases mais decisivas do processo seletivo. Por isso, é importante entender o que está sendo avaliado nesta hora. 

O que é avaliado na dinâmica de grupo para trainee e estágio

Cada dinâmica de grupo para trainee e estágio avalia se os candidatos têm algumas competências importantes para trabalhar naquela empresa e assumir as atividades que deverá executar como trainee ou estagiário. 

Quem participa da DG não sabe exatamente quais são essas competências porque essa é uma informação sigilosa do processo seletivo. Afinal, se os candidatos souberem que a empresa busca trainees extrovertidos, porém organizados, ou estagiários que sejam excelentes em relações interpessoais, todos simularão esses comportamentos e a dinâmica terá praticamente nenhuma utilidade.

Por que você deve ser você mesmo na DG para trainee e estágio

Um dos erros mais comuns que candidatos cometem na DG é o de assumir um personagem “ideal” para parecer o que não é. Quem é naturalmente mais calado tenta parecer falante e, por outro lado, quem costuma falar pelos cotovelos muitas vezes usa a máscara de profissional estratégico e analítico. Nos dois casos, os candidatos estão cometendo um erro. 

Isso porque, como dissemos, quem participa do processo seletivo não sabe exatamente qual é o perfil que a empresa está buscando. Os candidatos apenas fantasiam um perfil ideal e tentam se adequar a ele. É comum pensar, por exemplo, que uma empresa ser mais agressiva comercialmente esteja procurando profissionais com essa mesma característica. Sabe por que não faz sentido? Porque mesmo uma empresa agressiva pode ter uma vaga analítica – e vice-versa.

Ou seja, ainda que você tenha a impressão de que a empresa busca alguém extrovertido, que lidera os colegas, por exemplo, não tente assumir esse comportamento se sentir que está representando um personagem. Os recrutadores são pessoas treinadas para perceber esse tipo de comportamento artificial. E, se você for pego “representando”, pode eliminar suas chances de continuar no processo, seja qual for o tipo de profissional que a empresa procura. 

Além disso, quando você demonstra o que realmente é, automaticamente mostra que tem maturidade e autoconhecimento, dois quesitos importantes para quaisquer que sejam as empresas contratantes e as vagas em questão.

O que fazer na dinâmica de grupo para trainee e estágio

Ainda que cada DG para trainee e estágio seja única, algumas atitudes são importantes para garantir o seu bom desempenho nesta etapa. Vamos a elas. 

Conheça e e exponha seus pontos fortes

Todo mundo tem pontos fortes e demonstrá-los na dinâmica de grupo é uma excelente estratégia. Para isso, primeiramente você deve saber quais são os seus. Se você for ótimo em cálculo, por exemplo, não desperdice a chance de mostrar isso. O mesmo vale para capacidade de liderança, organização, foco em resultados, concentração, criatividade. 

Não seja arrogante

Claro que você quer convencer a empresa de que é o melhor candidato para a vaga, mas não faça isso de forma arrogante, como se o seu conhecimento fosse superior ou mais importante que o dos coletas. É importante reconhecer o valor e respeitar os concorrentes em qualquer situação. 

Comporte-se adequadamente em grupo

Aquela cartilha de boas maneiras – seja educado, não ofenda, não eleve o tom de voz, respeite a diversidade de opiniões e histórias – cabe perfeitamente para a DG. 

Participe ativamente das atividades

A dinâmica de grupo existe para avaliar o desempenho e o comportamento dos candidatos em grupo. Ela dura, em média, de duas a três horas. E é nesse tempo que o recrutador precisa avaliar todos os participantes. Por isso, se você não participar das atividades propostas, o recrutador não terá como avaliar seu potencial e suas qualidades e você não terá outra oportunidade para isso. Ou seja, você está lá para participar e mostrar quem é. Não perca essa oportunidade, ainda que você seja tímido, esteja nervoso ou não esteja nos seus melhores dias. 

Estude a empresa antes

Antes de chegar à dinâmica, estude tudo sobre a empresa, leia tudo o que encontrar sobre ela, inclusive os canais de relação com investidores, que revelam muitas informações financeiras. Saiba o que a empresa faz, em que segmento atua, qual sua cultura etc. 

5 características valorizadas na dinâmica de grupo para trainee e estágio

Algumas características costumam ser bem valorizadas em praticamente toda dinâmica de grupo, especialmente quando se trata do público mais jovem. 

Confira quais delas você tem e quais pode começar a desenvolver já:

  • autoconhecimento para saber quais são seus pontos fortes e fracos;
  • humildade para reconhecer o valor das ideias e das propostas dos outros candidatos;
  • senso crítico para analisar informações;
  • resiliência, que é capacidade de se reinventar, sem perder sua autenticidade, para atingir novos objetivos e resultados;
  • curiosidade intelectual, que é aquela vontade de saber mais sobre as pessoas e sobre a empresa, por exemplo. 


Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.