Home > Busca de emprego > Candidaturas > Carta de motivação: modelos e dicas para escrever a sua

Carta de motivação: modelos e dicas para escrever a sua

Veja como escrever o texto da melhor forma para se apresentar e demonstrar seu interesse
Jovem olha para tela do notebook enquanto escreve sua carta de motivação

Escrever uma carta de motivação para responder a pergunta “Por que você gostaria de trabalhar aqui?” ou para processos seletivos para cursos internacionais e programas de bolsas de estudo pode ser um desafio, principalmente para quem ainda não está acostumado a se expressar de forma escrita. Neste post, vamos ajudar a entender o que é e para que serve uma carta de motivação e também como escrever a sua da melhor forma. 

O que é uma carta de motivação e para que serve?

Uma carta de motivação é um texto de uma página que explica de forma resumida por que você é o candidato ideal para determinada vaga. Normalmente, o documento é um tipo de introdução que acompanha o currículo ou, no caso de bolsas de estudo e cursos internacionais, a ficha de inscrição. 

É importante não confundir a carta de motivação com a carta de apresentação, que apenas destaca informações específicas do currículo que correspondem aos requisitos da vaga a que você quer se candidatar. 

A carta motivacional  vai além da carta de apresentação porque apresenta argumentos para ser escolhido pela empresa ou instituição. A ideia, então, é que você demonstre esse entusiasmo no texto.

Como criar uma carta de motivação?

A carta de motivação deve ter uma página, no máximo. No texto, você deve se apresentar, resumir seu histórico e dizer por que tem interesse na vaga ou na organização a que está se candidatando. 

Estrutura

Sua carta deve ter pelo menos três parágrafos (escreva mais se você tiver mais informações para incluir). A ideia é que ela seja composta por três partes principais:  

  • introdução: é onde você diz quem é, o que faz e por que está se candidatando. 
  • parte principal: nesta parte você “vende seu peixe”, contando suas realizações, falando sobre suas competências e habilidades e explicando seu entusiasmo com a oportunidade. Sempre que possível, use dados que comprovem o que você está dizendo.
  • conclusão: nesta parte final você diz de que forma acredita que pode contribuir com a empresa ou área de estudo e termina apontando seu objetivo principal (fazer parte da equipe, por exemplo). Depois, basta agradecer a atenção de quem estiver lendo o texto. 

Dicas

Alguns cuidados e muita atenção são necessários para fazer a sua carta de motivação se destacar entre as outras. Confira algumas dicas para levar em conta nessa hora. 

Não minta na carta de motivação e nem dê uma “aumentadinha” nas informações. Recrutadores são experientes para perceber mentiras e uma escorregada desse tipo pode acabar com suas chances de evoluir no processo seletivo. 

Tente descobrir para quem você está escrevendo e coloque o nome da pessoa no início do texto. 

Examine o anúncio da vaga de emprego ou de educação e entenda quais são os principais requisitos. Explique na carta de que forma você cumpre esses requisitos. 

Pesquise os valores e a missão da empresa ou instituição de ensino e demonstre que você está alinhado a eles – se for o caso, claro. Se não souber exatamente o que são valores, confira o nosso post Você entende o que são os valores da empresa?.

Se você não conhecer a organização, pesquise tudo o que puder sobre ela até descobrir os motivos reais que fazem você querer integrá-la. Lembre-se de que a empresa ou universidade precisa ver algum benefício em escolher você. Por isso, dizer que você precisa trabalhar para pagar as contas, por mais que seja a verdade, não ajuda a ver valor na sua escolha. 

É importante que você deixe clara a sua motivação e seu entusiasmo com a vaga.

Leia e releia o texto. Se possível, peça para outra pessoa ler também para checar se há algum erro de gramática ou de digitação. Qualquer erro bobo pode prejudicar a sua imagem porque pode ser entendido como falta de atenção ou falta de conhecimento do idioma. Fique atento a isso para não perder pontos por uma bobagem. 

Coloque seus dados para contato no início do texto. É importante que o recrutador não tenha dificuldade em falar com você para tirar dúvidas ou convidar para uma entrevista. 

Exemplos de carta de motivação

Agora que você já sabe como fazer uma carta de motivação, confira dois exemplos para ver na prática como seu texto deve ficar. 

Exemplo 1: Carta de motivação de profissional com experiência

Caro (nome da pessoa que vai ler a sua carta, se você tiver essa informação),

Meu nome é Antonio Luiz e gostaria de expressar meu interesse pela vaga de coordenador de telemarketing da EmpresaX. 

Tenho xx anos de experiência no segmento de telemarketing e conheço bem os processos e as atividades da função (complete com os requisitos da vaga que você cumpre). 

Acredito que minha experiência seja interessante para a empresa porque já alcancei resultados relevantes, como redução de XX% no tempo de resposta aos clientes e aumento de XX% no nível de satisfação com o atendimento (cite exemplos numéricos, sempre que tiver). Eu gosto de desafios e por isso me sinto bastante entusiasmado com a oportunidade de trabalhar com vocês. 

Por fim, quero dizer que tenho muita vontade de trabalhar na EmpresaX inclusive porque acompanho suas ações sociais e admiro seu comprometimento com a comunidade local do XXXXX. Eu mesmo faço trabalho voluntário na região há XX anos e entendo o quanto é importante levar cultura e entretenimento para os moradores do bairro. 

Muito obrigado pela atenção,
Antonio Luiz. 

Exemplo 2: Carta de motivação de profissional sem experiência

Caro (nome da pessoa que vai ler a sua carta, se você tiver essa informação. Se não tiver, use apenas “Caros”),

Meu nome é Antonia Luiza e escrevo para demonstrar meu interesse pela vaga de analista de marketing Jr da EmpresaY. 

Eu me formei em Marketing em julho de 2020, tenho inglês intermediário e disponibilidade para trabalho integral na região central da cidade (liste os requisitos da vaga que você cumpre). 

Desde o primeiro ano da faculdade fiz parte da Empresa Jr e participei de xx projetos na área de marketing que trouxeram resultados interessantes para os clientes. Um deles, por exemplo, conseguiu aumentar vendas em 20% durante a pandemia com a nossa sugestão de investir em conteúdo nas redes sociais e atendimento por Whatsapp. 

Acredito que minha experiência em desenvolver projetos do começo ao fim, sob pressão de prazos e trabalhando em equipe, possa ser útil aos novos projetos da empresa X voltados a inovação e novas tecnologias. 

Gostaria ainda de dizer que acompanho as notícias da EmpresaY e me identifico muito com sua forma de trabalho. Adoraria trabalhar em uma empresa em que todas as ideias são bem-vindas e todos são responsáveis pelas suas entregas. 

Muito obrigada pela atenção,

Antonia Luiza. 

Exemplo 3: carta de motivação para universidade

Caro (nome da pessoa que vai ler a sua carta, se você tiver essa informação. Se não tiver, use apenas “Caros”),

Eu sou formado em Administração e descobri minha paixão pelo Marketing Online durante um estágio na EmpresaZ. O trabalho me deu uma visão ampla, mas superficial, da maioria dos canais de marketing digital. Agora, gostaria de aprofundar meu conhecimento sobre o tema participando do programa de Marketing Digital da UniversidadeAB.

Muito obrigada pela atenção,
Francisco Gama. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.