Home > Carreiras > Vendas > Vendedor se supera e consegue voltar ao mercado

Vendedor se supera e consegue voltar ao mercado

Profissional passou por dois processos de seleção através do VAGAS.com.br

por Guss de Lucca

Voltar ao mercado após um pedido de demissão não é fácil, independentemente da forma como ele ocorre. Com o profissional de vendas Marcel Homa, de 28 anos, não foi diferente. Morando atualmente em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o paulista do Grande ABC deixou a empresa em que estava no fim de 2014 e passou a procurar por novas oportunidades.

“Comecei a procurar na internet e achei o VAGAS.com.br, que inicialmente pensei ser pago como os demais, mas fui surpreendido pela gratuidade e logo fiz meu cadastro. Lá encontrei oportunidades em empresas que são referência”, conta Homa, que entre novembro e janeiro participou de dois processos seletivos através do site.

Um deles, voltado para a área alimentícia, despertou mais seu interesse após a realização de uma breve pesquisa, que revelou o crescimento do mercado na região. “Fiquei empolgado, pois vi que havia diversos tipos de atuação no departamento comercial, não apenas como vendedor, o que representaria um crescimento profissional interessante.”

Marcel Homa para o Obrigado VAGAS mato grosso do sul

Experiência
Em janeiro ele passou por duas etapas do processo seletivo. Uma delas deixou Homa inicialmente assustado, já que envolveu candidatos com mais de dez anos de experiência no segmento e outros pós-graduados. O profissional, que nunca tinha atuado na área de alimentos, aproveitou o tempo livre para para fazer alguns cursos de atualização, como um de vendas e outro de recursos humanos.

“Minha confiança não se abalou. Eu sabia que era um candidato forte e resolvi estudar o plano de expansão da empresa para entender o que eles queriam”, explica o vendedor, que atualmente cursa tecnologia em marketing.

Diferencial
“Ao fim do primeiro dia de avaliação sabia que precisava de um diferencial. Imaginei que fossem fazer dinâmicas de visitas, de atuação comercial. Cheguei em casa e logo imprimi um catálogo dos produtos relacionados a vaga e seus benefícios. Fiz um cartão da empresa com os meus dados e fui preparado pra esse teste de abordagem comercial.”

Mesmo assim, ao mostrar o material Homa impressionou os avaliadores que acabaram optando por contratá-lo. Agora, às vésperas de começar na empresa, ele avalia positivamente o papel do VAGAS.com.br nessa nova conquista.

“Eu recomendo o site. Foi muito cômodo pra mim, pois economizei o dinheiro que gastaria se saísse de casa para buscar emprego na rua. Mas acho importante não se iludir. Pesquise sobre a empresa que vai te avaliar, seja sincero e goste daquilo que faz”, são as dicas àqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho.