Home > Carreiras > TI > O cargo de programador na área de TI

O cargo de programador na área de TI

Profissão é bastante comum em tecnologia e muito importante para as empresas

por Marcus Lopes

Conhecido também como desenvolvedor de software, o programador de sistemas é o responsável pela implementação e/ou correção dos erros e defeitos no sistema. O cargo é um dos mais comuns na área de TI, mas de grande importância para as empresas e corporações. Muitas vezes eles são confundidos com analistas de sistemas, mas as funções são diferentes. O foco do programador é desenvolver novas soluções e colocar em prática as necessidades do analista.

O programador ocupa vários locais no mercado de trabalho, como grandes empresas de software, departamentos de TI corporativos e empresas de serviços. Pode também atuar como consultor e autônomo para pequenas e médias empresas. Já o programador executivo é aquele que coordena todo o projeto, independente da linguagem ou metodologia de trabalho escolhida pelos analistas de sistemas e gerentes de projeto.

O dia a dia do programador

“Um bom profissional tem um perfil crítico, detalhista e está sempre disposto a aprender novas formas, ou seja, atento às novas soluções lançadas no mercado. O programador pode atuar em fábricas de software na construção de novos sistemas, sustentação de sistemas reparando erros e problemas e criação de websites ou aplicativos”, afirma Roberto Martins, professor nos cursos de Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Anhanguera.

Segundo ele, os cursos voltados para a programação de sistemas são compostos de aulas teóricas e práticas em laboratório. “Utilizamos linguagens de mercado e trabalhamos com problemas reais, construindo um ambiente em que o aluno tenha uma ideia dos desafios que o aguarda no mercado de trabalho”, explica o professor.

Mercado de trabalho

Assim como ocorre em outras carreiras ligadas à tecnologia, o mercado de trabalho está em alta. “O mercado oferece muitas vagas com bons salários. As melhores oportunidades são oferecidas aos profissionais que dominam desenvolvimento web com foco em aplicações distribuídas. O mercado está carente de bons profissionais. Não basta saber programas, é necessário estar ligado aos novos recursos e linguagens de programação”, explica Martins.

“Seja curioso, persistente e dedicado. Desenvolver a habilidade de estudar sozinho é fundamental para ser um diferencial no mercado, além de estar atento às atualizações e tendências tecnológicas. E, o mais importante, nunca pare de estudar.”

Confira mais informações sobre a carreira de programador no Mapa VAGAS de Carreiras.