Home > Carreiras > Técnico em Edificações > Técnico em edificações: conhecimentos para a construção civil

Técnico em edificações: conhecimentos para a construção civil

Profissionais possuem campo de trabalho promissor e que exige muito conhecimento

por Marcus Lopes

O curso de técnico em edificações, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de preparar profissionais com conhecimento da técnica de edificar e torná-lo apto para trabalhar nos mais diversos setores da construção civil, tais como: instalar e gerenciar canteiro de obras, acompanhar construções, elaborar projetos, preparar terrenos etc.

O formado também pode trabalhar em refinarias, estaleiros, empresas de paisagismo e construção, entre outras. Pode atuar como profissional autônomo (escritório) ou em órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal. Geralmente ele atua junto com profissionais como engenheiros civis e arquitetos.

“O curso prepara o aluno para que ele trabalhe dentro dos procedimentos legais, sempre levando em consideração a preservação ambiental e o respeito às leis. Além disso, oferece disciplinas que lhe permitem fazer análises de projetos utilizando ferramentas computacionais e verificando qual é a viabilidade deles”, explica a engenheira civil Rosana Cristina dos Santos, professora do curso Técnico em Edificações da Faculdade Anhanguera de Jundiaí.

“Um curso de nível técnico é de grande responsabilidade na área de engenharia, no qual se obtém conhecimentos específicos para atuação na área de construção civil”, afirma a professora Rosana. No caso de técnico em edificações, são oferecidas disciplinas diretamente relacionadas ao dia a dia do profissional, tais como: técnicas de construção, topografia, mecânica dos solos, instalações elétricas, desenho industrial, materiais de construção e segurança do trabalho.

“Para os iniciantes, é importante ingressar se realmente gostar do ramo. Manter-se sempre bem informado, ler e acompanhar o desenvolvimento da área é muito importante. O campo de trabalho é promissor, mas exige conhecimento”, diz a professora Rosana Cristina, que dá dicas para quem pretende seguir a carreira:

  • Verifique a área que você tenha maior nível de habilidade e conhecimentos;
  • Avalie suas habilidades: ter criatividade, lidar com grandes responsabilidades e comunicar suas ideias com clareza são requisitos importantes;
  • Ter a oportunidade de aplicar a teoria em exemplos da vida real irá ajudar a compreender os princípios mais rapidamente e provavelmente irá aumentar o seu entusiasmo pela carreira escolhida;
  • O técnico em edificações é um profissional que tem condições de desempenhar diferentes tarefas nos processos construtivos, como elaboração de orçamentos, orientação técnica, leitura de projetos, controle de cronograma e elaboração de diversos documentos nas diversas fases da obra;
  • Fique sempre atento, pois pode haver nichos de atuação mais atrativos;
  • Responsabilidade ambiental, social e técnica caminham juntas;
  • Falar outro idioma proporciona ao técnico estar preparado para novos desafios profissionais, como viajar a trabalho, manter relacionamento com outros profissionais da mesma área com culturas e técnicas diferentes de trabalho.

Confira mais informações sobre o técnico em edificações no Mapa VAGAS de Carreiras.