Home > Carreiras > Pedreiro > Pedreiro aconselha curso a qualquer pessoa

Pedreiro aconselha curso a qualquer pessoa

Profissional acredita que conhecimento na área é benéfico mesmo aos amadores

por Guss de Lucca
fotos por Newton Santos

É com desenvoltura que o pedreiro Marcelo Gabriel recorda seu início na profissão. Na época com 14 anos, ele passou a trabalhar como assistente do padrasto no período da manhã, já que pela tarde frequentava a escola. Hoje, aos 31 anos, ele faz o serviço por conta – na maioria dos casos, colocação de pisos e azulejos.

Pedreiro Marcelo Gabriel“Além de pedreiro, me formei como eletricista, então também cuido da parte elétrica”, explica ele, revelando que consegue a maioria dos serviços por conta de anúncios na internet e do boca a boca de clientes satisfeitos. “O maior desafio é agradar o cliente, fazer um serviço bom. Pois é dessa forma que você é chamado novamente quando precisam de ajuda”.

Marcelo conta que o valor cobrado é determinado de acordo com o serviço e nunca por diárias. Dessa forma ele consegue planejar o tempo que será gasto em cada obra e, no caso de um imprevisto, o cliente não sai perdendo dinheiro.

Questionado sobre o mercado, o pedreiro diz que existe espaço para quem trabalha direito e prevê um aumento tanto na demanda, quanto na oferta de mão de obra especializada – principalmente por causa do aumento de cursos com foco em construção. “A maioria das empresas requer esses cursos na hora da contratação”, alerta.

As dicas
A dica aos iniciantes é saber tratar com o cliente, ser atencioso na hora de ouvir o que ele pede e espera do serviço, e ainda saber qual a melhor forma de sugerir uma mudança no projeto, principalmente ao notar que algo vai dar errado e desagradar o contratante.
Pedreiro e Eletricista Marcelo Gabriel
“Bom diálogo e fazer os serviço bem feito. Mas antes, claro, é preciso fazer um curso para aprender na prática. É uma profissão que no começo é dolorida, mas depois, com o passar do tempo, a pessoa acaba gostando. E se não quiser trabalhar para fora, o curso serve para sua casa, te ajudando nos reparos do dia a dia. Recomendo a qualquer pessoa que o faça”.

Saiba mais sobre o pedreiro no Mapa VAGAS de Carreiras.