Home > Carreiras > Ortopedia > Ortopedista: o mecânico dos humanos

Ortopedista: o mecânico dos humanos

Profissional é responsável pela reestruturação da arquitetura do corpo

por Guss de Lucca

Só quem já quebrou um osso ou sofreu algum tipo de fratura em músculos, ligamentos e articulações sabe o tamanho da importância de um ortopedista, médico especializado em lidar com traumas do aparelho músculo-esquelético humano – uma especialidade que, além de biologia, faz uso de conceitos da física e mecânica, matérias que atraíram Carlos Alfredo Lobo Jasmin a disciplina.

Ortopedista Carlos Jasmin“Sempre gostei de física e matemática, por isso durante o curso a ortopedia me chamou a atenção”, conta Jasmin, atual presidente do Comitê de Defesa Profissional da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). Para ele, a função do ortopedista é responsabilizar-se pela “reestruturação da arquitetura do corpo humano”.

“É ele quem corrige aquilo que foi quebrado ou que está com defeito”, completa o especialista, que classifica a atividade como rica não somente pela ajuda prestada, mas também pela quantidade de pessoas que sofrem lesões diariamente. “O mais satisfatório da profissão é poder ajudar o seu semelhante”.

Questionado sobre a atual formação da classe, Jasmin demonstra preocupação com o futuro da ortopedia no Brasil diante do programa Mais Especialidades, do governo federal, que de acordo com ele acabará colocando no mercado médicos com qualificações questionáveis.

“Atualmente existem dois níveis de ortopedistas no País, sendo o primeiro aquele que passa pela prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia, um teste duro e sério, e o segundo o médico formado que fez apenas uma pós-graduação, sem vivência em um hospital. O especialista proposto pelo governo após um ano fazendo 26 horas semanais de serviço ganhará o título de ortopedista”, relata ele.

“Se hoje, com tudo o que fazemos, temos profissionais ruins no mercado, imagine com esse programa como estaremos daqui a dez anos? Eu lamento muito que a população seja atendida por esses médicos”, desabafa Jasmin, que aconselha aos interessados em seguir carreira na ortopedia a estudar sempre e passar pela prova da SBOT.

Confira mais informações sobre a carreira do ortopedista no Mapa VAGAS de Carreiras.

*O Dia do Ortopedista é comemorado em 18 de setembro.