Home > Carreiras > Jornalismo > Professora encontra espaço em outra cidade

Professora encontra espaço em outra cidade

Profissional se surpreende com as diversas oportunidades no VAGAS.com

por Guss de Lucca 

A professora universitária Cicélia Pincer conhece a realidade do ensino em diversos locais do Brasil. Com mestrado e doutorado na área de jornalismo, a mineira estudou na Bahia, lecionou no Paraná e por dez anos deu aulas em faculdades em São Paulo, como Mackenzie, Unicid e Uninove.

De volta a Belo Horizonte por razões familiares, Cicélia passou a procurar espaço no mercado de universidades da capital mineira, até então novo para ela. Para tanto, a professora contou com a indicação de uma amiga, também da área, sobre um processo seletivo que aconteceu no início de 2014.

“Para participar eu precisava fazer meu cadastro no VAGAS.com.br. Na hora preenchi meu currículo e me candidatei ao emprego”, conta ela, que foi logo chamada para fazer uma aula-teste, onde mostrou suas habilidades a funcionários do departamento de recursos humanos e da coordenação do curso.

Diversas disciplinas
“Gostaram de mim e acabei contratada para lecionar no curso de design gráfico. Pouco tempo depois, eu já tinha assumido disciplinas básicas de humanas em outras formações, como arquitetura, produção multimídia, processos gerenciais e até educação física, onde ensino produção de textos”, revela.

Cicélia admite que ficou surpresa ao se deparar no VAGAS.com.br com diversas oportunidades para carreiras voltadas ao ensino. “Descobri várias outras instituições que usam  o site para processos de seleção, como a Anhembi Morumbi, por exemplo. Admito que não imaginava isso. Sempre pensei que o site era mais voltado para empregos em áreas administrativas e gerenciais”, diz.

Além disso, a professora vê com bons olhos que as faculdades saiam um pouco do formato de indicações. “Existe uma cultura no ensino superior brasileiro, assim como em outras áreas, de contratar profissionais apenas por indicação pessoal de funcionários. Descobrir que existem instituições buscando professores em sites como o VAGAS.com.br despersonaliza o processo, o que é bom.”

Currículo atualizado
Cicélia mantém o currículo atualizado no site da VAGAS e está aberta a outras oportunidades. “Eu sempre acesso o site, mesmo depois de conseguir o emprego. Já até me candidatei a outras vagas, como coordenação de cursos”, comenta.

Para os demais professores, a dica de Cicélia é não ter receio em relação aos processos de seleção online. “Muita gente pode pensar, assim como eu achava, que não vai conseguir trabalho utilizando a internet. Mas não pode ter preconceito.”