Home > Carreiras > Informática > Jovens inovam na área da política

Jovens inovam na área da política

Mineiros desenvolvem aplicativo que ajuda o eleitor a escolher o seu candidato

por Marcus Lopes

Quando o assunto é política, grande parte das pessoas acredita que os jovens não se interessam pelo assunto e dão pouca importância ao voto. Não é bem por aí. Basta conferir o trabalho do técnico em informática Gabriel Alcântara Lara Amaral, de Belo Horizonte (MG).

Aos 19 anos, ele desenvolveu um aplicativo que ajuda o eleitor a escolher o seu candidato nas urnas. A ferramenta foi colocada em testes nas eleições de 2014 e deve ser concluída ao longo do primeiro semestre deste ano, na plataforma Android. O acesso será gratuito.

“Queríamos criar algo diferente, que proporcione uma nova experiência em uma atividade que muitos consideram como chata, mas que é extremamente importante para o País”, justifica Gabriel (foto abaixo) sobre o projeto inovador. Junto com o amigo Gustavo Freitas, que também é técnico em informática, eles desenvolveram o Voto Certo. O objetivo é fornecer informações sobre os candidatos, medir sua popularidade com os internautas, estimular o debate e despertar o interesse cívico da população.

GabrielAmaral

O site experimental do projeto já está no ar e pode ser acessado aqui. Funciona assim: Após fazer o cadastro, o usuário segue para uma tela com todos os candidatos que concorrem à eleição. Ao clicar em um nome, ele será direcionado ao perfil do candidato com várias informações, como projetos aprovados, concluídos, diretrizes políticas etc. A inauguração ocorreu no ano passado, quando foram apresentados todos os candidatos à presidência da República.

A proposta é que os políticos perfilados também participem do debate, apresentando suas propostas aos eleitores e, eventualmente, se defendendo de comentários negativos. “Os usuários poderão fazer comentários no perfil do candidato, que terá direito a resposta, proporcionando um debate pacífico e organizado”, explica Gabriel. A meta é reunir e apresentar um grande número de perfis de políticos, para ajudar o cidadão na hora do voto para os cargos do Executivo e Legislativo.

Feira de inovação
O projeto foi apresentado em uma feira de inovação em Belo Horizonte no ano passado e despertou o interesse dos visitantes. “O público jovem foi o mais interessado. Muitos admitiram não ter interesse político e que utilizariam o site para escolher o candidato à presidência da República, diz Gabriel.

Duas empresas de tecnologia demonstraram interesse em desenvolver o projeto. “Mas o nosso objetivo é o apoio de um órgão público, para que futuramente seja um projeto nacional.”

De acordo com o empreendedor, a tecnologia pode aumentar o interesse dos jovens pelos rumos do País. “Apenas uma pequena parte da população tem interesse político. Mas esse número aumenta cada vez mais, pois os jovens começam a ter um interesse maior e trazer os dados dos políticos em forma de uma rede social pode ajudar muito”, afirma.