Home > Carreiras > Hotelaria > As oportunidades da hotelaria

As oportunidades da hotelaria

Profissionais precisam entender a arte do acolher e bem receber

por Marcus Lopes

O Brasil tem forte vocação para o turismo, tanto interno como externo. Por isso, a área de hotelaria oferece boas oportunidades de empregos em praticamente todas as regiões do país. O crescimento do turismo de negócios e a expansão do setor aéreo nacional também impulsionaram a profissão no ramo de hospedagem e lazer.

“O mercado de trabalho continua em expansão e há muita carência de bons profissionais, especialmente nas áreas de gestão e administrativa nos hotéis. As principais cadeias hoteleiras instaladas no Brasil relatam seus planos de crescimento e lançamento de novas unidades nos próximos anos, mas a maior preocupação é com a mão de obra”, afirma a professora Silvia Valente, coordenadora do curso de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi.

O curso de hotelaria

O curso superior de hotelaria oferece as modalidades bacharelado e tecnólogo. No primeiro caso, o curso dura, em média, três anos e meio e forma profissionais mais ligados à gestão de empreendimentos, como hotéis, resorts, pousadas, parques temáticos, restaurantes e, mais recentemente, áreas de recepção de hospitais.

A formação técnica, com duração de dois anos, trabalha mais em áreas específicas, como setor de bebidas, alimentos, gestão de estoques, manutenção do estabelecimento entre outros. Nos dois casos (bacharelado e tecnólogo), os profissionais saem das faculdades aptos a prestar bom atendimento e construírem carreiras sólidas.

A grade curricular mescla disciplinas teóricas e práticas. Nos primeiros semestres, o aluno estuda contabilidade, administração, gestão financeira, economia e filosofia. Depois, parte para as matérias práticas e ligadas ao dia a dia da profissão, tais como: operações hoteleiras, princípios de turismo e viagem, gestão de hospedagem, gerenciamento de alimentos e bebidas e gestão de eventos e entretenimento.

O mercado

As oportunidades variam conforme a região. No Nordeste, o foco é para o turismo de lazer, em especial nos resorts e hotéis. Já nos grandes centros, como São Paulo, o turismo de negócios tem um peso muito grande no setor, graças aos inúmeros eventos realizados na capital paulista.

“As principais oportunidades são oferecidas pelas cadeias hoteleiras, pois permitem maior mobilidade dos profissionais para assumirem postos de gerência em várias localidades, como no interior e em outros estados. O profissional pode atuar em diversas áreas do meio de hospedagem, mas também em navios, administradoras de condomínios, empresas de concierge e no mercado de serviços de luxo”, explica Valente.

Dicas da carreira

A coordenadora da Anhembi Morumbi ainda dá dicas importantes para quem pretende seguir a carreira em hotelaria: “a área é apaixonante. Quando a pessoa descobre o prazer de servir, conceito que vai muito além das funções operacionais do serviço, detecta que contribuir com a satisfação e felicidade do hóspede traz muitas recompensas. E não estou falando só das monetárias. Para ter sucesso nesta área, a principal dica é que você absorva a essência da hospitalidade, que é a arte do acolher e bem receber”, completa.

Confira mais informações sobre a carreira de hotelaria no VAGAS Profissões.