Home > Carreiras > Engenharia de Alimentos > Engenheira: atualizar o currículo é essencial

Engenheira: atualizar o currículo é essencial

Após cadastrar CV no VAGAS.com.br ela foi atrás das oportunidades

A engenheira de alimentos Vivian Soares não teve problemas em encontrar um estágio durante a faculdade. Porém, com o término do curso, em 2011, ela acabou dispensada e deu início a busca por um emprego. Com o currículo já cadastrado há algum tempo no VAGAS.com.br, ela passou a dedicar mais atenção às oportunidades do site, inscrevendo-se em algumas vagas voltadas à sua área de atuação. “Vi que uma dessas empresas, cujo nome era confidencial, ficava perto de casa, o que me empolgou”, diz a engenheira de alimentos, que foi chamada para uma entrevista um mês depois de candidatar-se.

“Me ligaram para marcar a entrevista e disseram que se tratava da Seara”, conta Vivian, lembrando a série de etapas que passou até chegar a contratação. “Fiz uma entrevista prévia pelo telefone. Depois compareci pessoalmente ao RH, onde passei por provas de inglês e raciocínio lógico. Só depois fui chamada para conversar com o coordenador e por último com o gerente.”

Boa impressão na entrevista
Um dos fatores determinantes para a conquista da vaga, de acordo com ela, foi causar uma boa impressão no papo com o coordenador da área. “Ele era super sério e bem direto – me pressionou bastante durante a entrevista, emendando uma pergunta antes que eu terminasse a minha resposta. Mas eu não tremi na base. Por isso acho que esse momento foi decisivo”, afirma.

JBS Vivian Soares

Assim que entrou na empresa, ela passou a trabalhar na divisão da Seara que cuida do fornecimento de alimentos como hambúrgueres, nuggets e empanados a cadeias de fast-food. “Minha equipe fazia um tipo de consultoria, gerenciando crises e auditando os restaurantes. Às vezes surgiam casos curiosos, como gente dizendo ter encontrado coisas estranhas na carne, como palha de milho – o que é impossível pela forma como tudo é processado. Outras vezes visitávamos as lanchonetes para avaliar como armazenavam e preparavam o nosso produto”, detalha.

Departamento de Qualidade Corporativa
Da contratação até hoje algumas coisas mudaram – entre elas o cargo de Vivian dentro da JBS, conglomerado do qual a Seara é parte. “Fiquei dois anos e meio no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Em janeiro desse ano fui para o Departamento de Qualidade Corporativa da JBS, que cuida dos produtos de todas as fábricas Seara”, explica ela.

Uma dica importante que Vivian deixa para quem está procurando por emprego é manter o currículo sempre atualizado no VAGAS.com.br. “Acredito que perdi oportunidades por passar um bom tempo sem atualizar meu perfil. Outra coisa importante é ser objetivo ao detalhar com o que você quer trabalhar”, compartilha.