Home > Carreiras > Engenharia Civil > Eduardo Mikail trocou o marketing pela Engenharia

Eduardo Mikail trocou o marketing pela Engenharia

Por Kety Shapazian
Fotos de Rogério Montenegro

Pode parecer clichê, Eduardo Mikail avisa antes de disparar: “Nunca é tarde para recomeçar uma carreira”. Foi exatamente o que fez o rapaz de 25 anos ao encarar o desafio de enfrentar uma segunda graduação poucos meses depois de se formar em Administração com especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Atualmente, cursando o quinto semestre de Engenharia Civil, ele estagia em uma grande construtora na capital paulista e toca, junto ao sócio e amigo Eduardo Cavalcanti, o Blog da Engenharia (BDE), portal que faz um tremendo sucesso entre estudantes e professores da área, além de já ter anunciantes e parceiros de renome. Só no Facebook, a página do blog conta com quase 57 mil seguidores.

Eduardo MikalTrabalhando desde os 13, Mikail achou que tinha escolhido a profissão certa quando optou pelo Marketing. “Desde cedo peguei gosto por trabalhar com pessoas. Meu pai tinha uma distribuidora de embalagens e também prestava serviços na construção civil. Minha cabeça estava voltada para vendas e estratégias de marketing.”

Quando se formou em 2011, porém, surgiu o impasse: fazer uma pós-graduação e se especializar ainda mais em Marketing ou cursar outra faculdade que iria agregar mais valor à sua carreira?

Para ‘ajudar’, nos meses entre a formatura  da primeira graduação e a decisão de partir para outra carreira, a perspectiva de crescimento profissional não era das melhores. “Mas se eu ficasse só pensando nas dificuldades, não iria a lugar algum. Decidir me matricular em Engenharia foi uma atitude consciente e uma das mais importantes decisões da minha vida”.

Mikail também resolveu que não repetiria os mesmos erros. Iria levar o curso muito mais a sério e também buscar trabalho na área o mais rápido possível. “Quando você se propõe a fazer alguma coisa tem de fazer da melhor maneira possível.”

A decisão de buscar estágio como engenheiro civil também pesou. “Tenho certeza que estou dando um passo para trás para depois dar dois para frente. Por que não posso trabalhar como estagiário? Só porque já sou formado? Não vejo isso como um rebaixamento. Muito pelo contrário. Engenheiros muitas vezes escolhem fazer pós-graduação em Administração e eu já tenho esse curso. É um diferencial”, acredita.

Sucesso na internet
A ideia do blog veio de Cavalcanti quando Mikail estava em dúvida se partia ou não para outra graduação. Cavalcanti, que também é aluno de Engenharia Civil, sugeriu a criação de um site que reunisse Engenharia, Administração, Comunicação, Marketing e redes sociais. Nascia o Blog da Engenharia.

A dupla produz todo o conteúdo, e não é pouca coisa. Há um guia para cada um dos 35 cursos de engenharia disponíveis no Brasil, de florestal a aeroespacial. As dicas abrangem o mercado de trabalho, as faixas salariais, as diversas possibilidades de atuação em cada área, as melhores faculdades/universidades etc.

Eduardo Mikail

No blog, os dois escrevem sobre novas tecnologias, produtos, softwares e aplicativos. Noticiam sobre sustentabilidade e inovação. Abrangem conteúdo didático sobre as principais matérias. Tiram dúvidas dos internautas e não deixam os visitantes esquecerem as principais datas e eventos relacionados às engenharias. E por aí vai.

“Hoje registramos cerca de 170 mil visitas por mês e queremos chegar a 500 mil. Temos três colaboradores fixos atualmente e pensamos em contratar estagiários. O plano é criar uma equipe sólida.”

Para fechar com chave de ouro, o Blog da Engenharia, em parceria com a VAGAS, desenvolveu uma ferramenta que possibilita estudantes e formandos a encontrar vagas de estágio e de emprego diretamente no blog.

Mikail fala com entusiasmo sobre essa empreitada. “Liguei para a VAGAS para explicar o que eu queria e o pessoal adorou a ideia. Fomos desenvolvendo o projeto juntos e desde que colocamos a página exclusiva no ar, em novembro de 2013, registramos uma aumento de 30% a 40% no tráfego do blog.”

Na quinta-feira, 06 de fevereiro, por exemplo, o aplicativo exibia 2890 vagas de estágio e emprego disponíveis (veja:  http://blogdaengenharia.com/vagas/). Nada mal, hein?

Fica a dica de Mikail àqueles que estão pensando em desistir da faculdade por conta das dificuldades do curso, seja ele qual for: “Uma coisa que aprendi na pele é que não devemos optar pelo caminho mais fácil, pelos atalhos, para chegar onde desejamos chegar um dia. O caminho para o sucesso e a realização é mais longo e difícil, mas com toda a certeza será o mais gratificante no futuro”.