Home > Carreiras > Encanador > Conheça como é o trabalho do encanador

Conheça como é o trabalho do encanador

Instalador hidráulico recomenda prática e cuidado aos novatos

por Guss de Lucca

Quem entra na garagem de um prédio fatalmente se depara com uma infinidade de canos com as mais diversas cores e espessuras. E se para a maioria das pessoas seu conteúdo permanece um mistério, para o instalador hidráulico (ou o popular encanador) ele é apenas uma pequena parcela do conhecimento necessário para a realização do trabalho.

Técnico em eletricidade e encanador, Marcelo Nascimento entrou para o universo dos fios e canos meio que por acidente. A falta de profissionais no condomínio onde trabalhava forçou o jovem de então 25 anos a aprender na prática o funcionamento da rede hidráulica do prédio – isso, é claro, com a supervisão de um encanador veterano.

“Tudo que envolve tubulação, mesmo de gás, é responsabilidade do encanador. E ele precisa aprender a identificar visualmente que tipo de fluído passa em cada cano para saber quais são os registros específicos de cada um”, explica Nascimento, que hoje é funcionário de uma empresa de reparos em São Paulo.

Com uma média de atendimento de duas residências por dia, ele conta que no geral o serviço do instalador hidráulico é rápido, em sua maioria composto por conexões que soltaram e precisaram ser refeitas – muitas vezes serviços mal executados por outros profissionais, o que implica em gastos dobrados aos clientes.

“Muitas vezes o dono da casa quer colocar um quadro e acerta um cano de metal. Nesse caso precisamos abrir a parede e soldar o cano”, relata ele, que trabalha inclusive aos fins de semana para sanar esse tipo de problema, tido como um dos mais complexos na execução. “O mais difícil é mexer com ferro. Quando a tubulação é de cobre ou metal precisamos isolar a água do prédio inteiro dependendo da idade do edifício”, diz.

Para Nascimento o mercado atual comporta novos profissionais e o segredo para manter-se vivo é o serviço de qualidade. “Hoje em dia tudo é contato. Se fizer um trabalho bem feito o boca a boca faz com que um cliente indique outro. Tanto elétrica como hidráulica são demandas constantes. Todo dia temos coisas para fazer”, garante o profissional.

O cuidado com as ferramentas também é importante. Sem o conhecimento necessário o serviço de instalação hidráulica pode apresentar perigos para a saúde do encanador. “É preciso saber que tipo de ferramenta é usada em cada cano, que tipo de solda funciona com cada metal. Tem que ter o equipamento correto, a mão precisa estar isolada. O encanador precisa ter consciência de que ele é a principal ferramenta”, conta.

Aos novatos a dica é fazer um curso profissionalizante e procurar serviço dentro de uma empresa para ganhar experiência. “No curso é tudo mais simples. A tubulação lá está exposta, pronta para soldar. Na prática a gente corta dois, três metros de parede, chumba tudo e depois tampa com cimento. Tem que pegar pepinos. Quanto mais serviços difíceis ele pegar, mais vai aprender”.

Confira mais informações sobre a carreira de encanador no Mapa VAGAS de Carreiras.

*O Dia do Encanador ou Instalador Hidráulico é comemorado em 25 de setembro.