Home > Carreiras > Direito > Recuperação de créditos: advogado em alta

Recuperação de créditos: advogado em alta

Ramo é indicado para quem gosta de lidar com questões contábeis e economia

por Marcus Lopes

O pessimismo em relação à economia e o fraco desempenho da indústria e do comércio aumentam a importância do advogado especialista em recuperação de créditos. Trata-se do profissional que cuida para que seus clientes recebam qualquer tipo de crédito devido, sejam dívidas de clientes ou dinheiro pago a mais em impostos, por exemplo.

É um ramo bastante específico do Direito e indicado para advogados que gostem de lidar com questões contábeis e economia. De acordo com os especialistas na área, o mercado de trabalho se concentra em setores ligados à concessão de crédito em suas vendas, como o comércio varejista e a indústria.

O advogado Giovani Duarte Oliveira explica que, ao iniciar um trabalho, o primeiro passo do especialista em créditos é tentar um acordo amigável com os devedores do seu cliente, para que a dívida possa ser recuperada sem maiores transtornos.

“Não sendo possível a cobrança de crédito de forma amigável, aí sim é necessário ajuizar ação para buscar o crédito junto ao devedor, impondo-lhe restrições, penhoras e bloqueios de bens, assim como certidões judiciais de protestos e bloqueio de valores em conta bancária”, explica Oliveira, sócio do escritório Giovani Duarte de Oliveira Advogados Associados.

Cartão de crédito
Para o futuro, as maiores demandas devem estar concentradas em recuperações de créditos decorrentes de vendas efetuadas com cartão de crédito. “A utilização do cartão de crédito está em alta e a inadimplência tende a aumentar nessa modalidade, uma vez que o vendedor receberá seus créditos da administradora, e essa fica com a responsabilidade pela cobrança”, diz Oliveira.

A especialização dentro de uma profissão clássica, como o Direito, é uma tendência. O recém-formado não opta mais por uma área da profissão, como direito penal ou trabalhista, e sim por uma especialidade dentro da modalidade escolhida.

“Com o mercado cada vez mais cheio de profissionais, será necessário focar em uma área e, em consequentemente, em uma especialidade desta área. Caso contrário, será apenas mais um profissional”, explica. “Na medida em que o tempo passa, novas especialidades nascem, e isso não deve e não pode parar. Na área empresarial, por exemplo, que já é uma área do Direito, há milhares especialidades”, completa. Ele dá dicas para quem deseja sucesso na profissão. “Quem deseja ser especialista tem de ser o melhor. E para ser o melhor deve buscar saber tudo e mais um pouco sobre sua área de atuação.”

Tributos pagos
Além da cobrança de dívidas, a recuperação de crédito também pode ser uma maneira das empresas recuperarem tributos pagos indevidamente ou a mais por causa das constantes alterações em normas fiscais.

O advogado consegue oferecer a recuperação de crédito pelo meio jurídico ou administrativo. Nesse último caso, são oferecidas soluções para reduzir a carga tributária das empresas, através de auditoria fiscal e planejamento tributário.

*Está em dúvida sobre qual profissão seguir ou quer mais dicas de carreiras? Confira todos os Guias VAGAS de Profissões aqui