Home > Carreiras > Direito > Como é a carreira de Direito

Como é a carreira de Direito

Vida constante de estudos e com muitas oportunidades de emprego

por Marcus Lopes

A criação do curso de Direito em Olinda (PE), em 1827, foi um marco para a educação nacional. Afinal, tratava-se do primeiro curso superior oferecido no Brasil. Mais de um século depois, as faculdades de ciências jurídicas se multiplicaram e passaram por grandes transformações, mas a carreira continua atraindo um grande número de estudantes e oferece boas oportunidades no mercado de trabalho.

Ao ingressar no curso de Direito, o aluno precisa saber que vai estudar muito e durante toda a vida. Afinal, trata-se da ciência responsável pelas normas e leis que regem o convívio das pessoas em sociedade.

A dedicação compensa. Raramente faltam oportunidades aos bacharéis nas mais diversas áreas da profissão. O recém-formado pode montar o próprio escritório ou então trabalhar em empresas grandes e consolidadas, departamentos jurídicos, entidades, sindicatos etc. No setor público, o bacharel pode prestar concurso para a magistratura ou para os mais diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Outra opção é tornar-se delegado de polícia.

O curso de Direito

O curso de Direito tem uma duração média de cinco anos. Nos dois primeiros anos, o aluno se dedica às disciplinas básicas relacionadas às Ciências Humanas, como Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Economia e Teoria Geral do Estado. Nos semestres seguintes, ele vai conviver com os mais diversos ramos da carreira, como Direito Civil, Tributário, Penal, Comercial, Constitucional, Administrativo e do Trabalho.

Algumas áreas novas estão em alta, como o direito ambiental e de tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet. O boom imobiliário também movimentou o mercado de trabalho dos advogados especializados em direito imobiliário.

Mercado de trabalho e Exame da OAB

“O mercado de trabalho está em boa fase. Há frequentes aberturas de vagas em concursos públicos, assim como há espaço para advogados prosperarem nas mais diversas áreas de atuação”, afirma a coordenadora do curso de Direito da Universidade Mackenzie, Susana Mesquita Barbosa.

Para exercer a profissão é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para se tornar juiz, são necessários dois anos de inscrição na OAB como advogado. As provas são teóricas e práticas.

“Para consolidar-se na área de Direito é necessária uma constante atualização e produção de conhecimento, mediante a realização de cursos de pós-graduação e participação em palestras”, explica Susana, que destaca a necessidade do profissional dominar outro idioma, em especial o inglês jurídico.

“Cursar uma faculdade tradicionalmente reconhecida por sua qualidade acadêmica é um bom início para quem quer ingressar e se destacar na área jurídica. Além disso, um bom estágio costuma propiciar oportunidades proveitosas ao aluno”, afirma.

Confira mais informações sobre a carreira de Direito no Mapa VAGAS de Carreiras.