Home > Carreiras > Direito > Advogada comemora cinco anos empregada

Advogada comemora cinco anos empregada

Currículo no VAGAS.com.br foi vital na busca por emprego após gravidez

por Guss de Lucca

Procurar por emprego em cidades pequenas não é tarefa fácil. Muitas vezes o mercado não tem capacidade para absorver a demanda de profissionais, o que faz com que muitos tenham de buscar por oportunidades em outros lugares, percorrendo distâncias superiores a 200 quilômetros – uma viagem e tanto para se fazer diariamente.

A situação da advogada Janayna Conrad há cinco anos não era muito diferente. Moradora de Alegrete, no Rio Grande do Sul, perto da fronteira com a Argentina, a especialista em direito público buscava a recolocação no mercado de trabalho após quatro anos afastada por conta da gravidez. “Esperei meu filho completar dois anos para começar a procurar emprego, mas as oportunidades são poucas por conta da cidade ser pequena”, conta.

Antes disso ela havia trabalhado na prefeitura e no departamento de agronomia de uma cooperativa, onde analisava contratos bancários – e também acumulava experiência em contato com o público, atuando como gerente de uma loja de departamento em São Borges. Recentemente decidiu focar sua área de especialização na internet.

Após cadastrar seu currículo em diversos sites, Janayna começou a receber propostas pelo VAGAS.com.br. “O primeiro contato ocorreu depois de uns seis meses. Mas não dei sorte, pois a vaga em questão exigia carteira de motorista, que eu não tinha na época”, relata a advogada, que, dois meses mais tarde, foi contatada por uma operadora de telefonia.

“Eles me chamaram e eu passei por três processos seletivos em Porto Alegre, a mais ou menos 600 quilômetros de distância de Alegrete. num período de três meses”, lembra ela, relatando entrevistas com uma psicóloga, uma dinâmica de grupo e por fim um papo direto com a gestora de sua área. “Tudo feito em vídeo, já que ela fica no Rio de Janeiro.”

janayna conrad obrigado vagas

Após uma semana em treinamento em Porto Alegre, Janayna passou a atuar como assistente de operações jurídicas da região. “Sou preposta da empresa em todas as audiências do juizado especial civil. No começo eu atuava em cidades próximas, como São Borges, Uruguaiana e São Gabriel, mas atualmente o número de audiências em Alegrete aumentou e estou mais perto de casa”, comemora.

Apesar da satisfação com o trabalho, que exige “comprometimento, dinamismo e celeridade”, a advogada não deixa de acessar o VAGAS.com.br em busca de novas oportunidades profissionais. “Recebo avisos por e-mail e sempre que posso mantenho meu currículo atualizado, o que é importante na busca por novidades. E como meu filho mais velho está prestando vestibular, existem chances de ele mudar-se para Porto Alegre – o que pode estimular minha ida também”, avalia.

*Conheça a história de outras pessoas que também conseguiram emprego pelo VAGAS.com.br no VAGAS profissões.