Home > Carreiras > Design > O web design e o Mapa VAGAS de Carreiras

O web design e o Mapa VAGAS de Carreiras

Profissionais deixaram novo serviço da VAGAS.com amigável e convidativo

por Guss de Lucca
fotos por Ailton de Oliveira

A internet é feita de diversas linguagens de programação, compostas por números, símbolos e comandos que soariam ininteligíveis a maioria de seus usuários. Porém, esses cálculos estão camuflados pelo trabalho dos web designers, os responsáveis por montar o visual de todos – ou quase todos – os programas e sites na rede de computadores.

Assim que o Mapa VAGAS de Carreiras se tornou realidade, o web design virou uma preocupação da equipe responsável por seu desenvolvimento. Para Diego Martins, filtrar milhões de informações sob a ótica do design, tornando-as compreensíveis, foi um grande desafio. “Simplicidade e o equilíbrio são a essência da ferramenta. Cores e formas, além de agradáveis ao olhar, trazem clareza na visualização dos milhares de cargos do Mapa”, observa o designer da VAGAS.com.

Como se tratava de um serviço inédito, os envolvidos decidiram abrir o leque de opções e investiram durante um tempo em três frentes de trabalho voltadas ao design do Mapa VAGAS de Carreiras. “Em design não temos uma resposta para um problema, mas muitas maneiras de resolver uma questão visual.”

Acesso ao site
Com mais de 115 milhões de pageviews/mês no VAGAS.com.br, espera-se uma audiência similar para o Mapa, em torno de 300 mil visitantes/dia. Para facilitar o acesso ao novo software, uma das estratégias foi aproximar a linguagem da ferramenta com a dos infográficos, que são convidativos, sem perder a seriedade na qual as informações contidas precisam se apoiar. Outra inovação foi mudar a maneira como as pessoas buscam vagas.

Para se inspirar, Martins buscou referências em como outros profissionais já lidaram com criações semelhantes, que envolveram problemas com um grande volume de informação. “Eu toquei a minha ideia em paralelo com as outras duas – uma de um estúdio, que depois de um tempo foi cancelada, e outra, a do web designer Davi Galasse, que foi a escolhida no fim.”

Designer Davi GalasseDesafio do design
“Todos contribuíram de alguma forma para proporcionar aos internautas a melhor experiência possível ao acessar o Mapa”, relata Galasse. “O grande desafio do design em si é fazer com que o usuário entenda facilmente o produto. Ele foi desenhado pra ser simples e intuitivo – e de maneira que ele possa, no futuro, ser integrado aos demais produtos da VAGAS. Como qualquer ferramenta na web ela não tem fim. Você vai fazendo melhorias e lançando novas versões. É desafiador desenhar uma ferramenta que está em constante evolução.”

Galasse diz que a equipe já esta mensurando o que é possível fazer no futuro. “Como o público-alvo é praticamente toda a população economicamente ativa do país, a grande sacada é fazer com que o usuário consiga contribuir com o projeto”, conclui.