Home > Carreiras > Contabilidade > Ciências contábeis, setor essencial a empresas

Ciências contábeis, setor essencial a empresas

Mercado de trabalho está em alta e a tendência é que permaneça assim

por Marcus Lopes

Foi-se o tempo em que o profissional formado em ciências contábeis tinha a função apenas de organizar a contabilidade de uma empresa, o famoso “guarda-livros”. O contador atual, por meio dos números e balanços sofisticados, tem um papel fundamental na organização, planejamento e controle de uma organização privada ou pública. É ele quem fornece os subsídios contábeis que auxiliam nas decisões que irão nortear os rumos da empresa ou instituição em que atua.

O mercado de trabalho para o contabilista está em alta e a tendência é que permaneça assim nos próximos anos. Desde 2010, o Brasil passou a adotar as normas internacionais de contabilidade e a Receita Federal exige que todas as informações sejam enviadas por meio digital. Essas mudanças na maneira de registrar e apresentar a contabilidade das empresas provocam alta demanda de profissionais, agora e nos próximos anos.

“As oportunidades são abundantes em qualquer setor, já que nenhuma entidade, pública ou privada, pode prescindir de informações contábeis confiáveis e tempestivas”, afirma a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi, Geni Vanzo. “Há carência de profissionais contábeis, atualizados pelas disposições das novas normas contábeis internacionais, em todos os setores. Por essa razão, o mercado se torna ainda mais promissor para os jovens que estão se formando agora”, completa Geni.

Familiaridade com números
O aluno de Ciências Contábeis deve ter familiaridade e gostar de lidar com números. No primeiro ano são ministradas disciplinas básicas, como economia, administração e direito. A partir do segundo ano começam as matérias específicas da profissão, como teoria da contabilidade, contabilidade financeira, legislação comercial, planejamento tributário, auditoria e perícia contábil.

“O perfil do aluno de Ciências Contábeis geralmente apresenta características comuns às pessoas organizadas, cumpridoras de prazos, pesquisadoras, responsáveis e com amplo interesse pelas áreas de conhecimento necessárias para a carreiras, tais como direito, sociologia, economia etc”, explica a coordenadora da Anhembi Morumbi.

Formado, o aluno pode atuar em empresas de todos os portes (pequena, média e grande), instituições públicas, escritórios de contabilidade ou abrir a própria empresa. Muitas empresas, em especial as micro e pequenas, costumam terceirizar toda a parte de contabilidade.

O contador também é o profissional com maior capacitação para fazer declarações de imposto de renda, tanto físicas como jurídicas. Outra opção é o magistério, tanto em cursos técnicos como de nível superior.

“A consolidação da carreira está vinculada, sobretudo, à constante atualização profissional, por meio de cursos de pós-graduação ou extensão, palestras, congressos etc”, explica a professora Geni. “Para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, a principal dica é a não conformação e limitação ao que foi aprendido no ambiente acadêmico”, completa.