Home > Carreiras > Ciências Contábeis > Estágio abre as portas para o mercado de trabalho

Estágio abre as portas para o mercado de trabalho

Jovem mostra como conseguiu seu primeiro emprego pelo VAGAS.com.br


por Guss de Lucca

Uma das maiores dificuldades de quem está começando – e portanto não tem ainda nenhuma experiência profissional – é saber o que colocar no currículo. Esse foi um dos dilemas encontrados por Gustavo Ganem durante o curso de Ciências Contábeis. Morador de Brumado, na Bahia, ele contou com a ajuda do VAGAS.com.br para conseguir aquele tão sonhado estágio.

“Era um estágio em contabilidade dentro de uma multinacional. Na época não tinha experiência profissional, nada para montar meu currículo, mas o site oferece dicas para a construção que acabei usando”, recorda o jovem, que teve de enfrentar diversas etapas do processo seletivo para ser finalmente contratado.

Depois de passar pela fase online, Ganem foi chamado para um dia de análises presenciais, onde participou de dinâmicas de grupo, apresentação pessoal e entrevistas. “Eram cerca de 30 pessoas, mas não me intimidei. Quando você vai para um processo seletivo tem que ter confiança. Não é se achar melhor que os outros. É mostrar para os outros que você tem um diferencial”, diz ele.

Estudar o negócio é importante para conseguir estágio

“Independentemente se for dar certo ou não, é preciso mostrar o melhor de si. Cada empresa tem um perfil e muita gente não consegue a vaga por não entender o que a firma está buscando. Eu tinha estudado sobre o negócio, o que acho ser um diferencial, pois os candidatos não se preocupam tanto com esses detalhes”, completa.

obrigado_gustavo_ganem_2

Duas semanas depois ele recebeu um telefonema dizendo que havia sido aprovado para o programa de estágio, cujo foco é formar analistas. Após um ano e quatro meses de muito esforço e dedicação como estagiário, o jovem foi contratado.

Ganem guarda ótimas lembranças dessa época, como a viagem organizada para Belo Monte, onde conheceu de perto algumas áreas de atuação da empresa, que trabalha na construção civil. “Foi uma experiência que me preparou muito para o cargo que ocupo hoje.”

Vantagens para carreira
Mesmo assim, ele participou de processos para se tornar trainee em outras empresas e foi novamente aprovado. Porém, preferiu manter-se no serviço atual por enxergar mais vantagens para sua carreira. “Lá eu seria um trainee e aqui já sou efetivo – é um passo além”, afirma. Aos 22, agora ele está cursando MBA de executivo em gestão empresarial e planejamento tributário.

Aos estudantes em busca de estágio, ele recomenda o VAGAS.com.br. “O site tem muitas vagas. Mas se não tiver um foco, não estudar a cultura da empresa, você pode chegar a um trabalho que não te satisfaz tanto”, reflete. Atualmente ele acessa o VAGAS Profissões, portal de carreiras da VAGAS, em busca de dicas. “Não tenho interesse de sair tão cedo daqui, só que o VAGAS Profissões, principalmente nos últimos tempos, vem trazendo informações importantes, para não nos deixar na zona de conforto, o que é ótimo”, elogia.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.