Home > Carreiras > Biomedicina > Brunno leva a Biomedicina ao mundo digital

Brunno leva a Biomedicina ao mundo digital

Por Udo Simons

Uma professora de biologia do segundo ano do ensino médio foi fundamental à carreira de biomédico de Brunno Câmara.

“Era uma professora muito boa, que me ensinou sobre proteína, DNA, biologia, de forma geral. Com ela, me apaixonei por esses temas.”

Brunno: os ensinamentos da professora do ensino médio fizeram brotar a paixão por Biomedicina

Brunno: os ensinamentos da professora do ensino médio fizeram brotar a paixão por Biomedicina

Foi nesse exato momento, no ato de entender e descobrir detalhes da biologia, que ele começou a dar seus primeiros passos rumo à biomedicina. Alguns anos depois, iniciou sua graduação na área, na Faculdade Padrão, em Goiânia, capital de Goiás. “Os três primeiros semestres do curso serviram, para mim, como revisão de tudo que aprendera antes de entrar na faculdade.” A aparente facilidade deu-se por uma de suas características pessoais, seu empenho em fazer o melhor nas atividades em que se envolve. Ou seja, desde a descoberta da “paixão” pela área biomédica, Brunno tornou-se um contumaz leitor dos temas ligados a essa formação. Com isso, obteve conhecimento suficiente para entrar no curso superior dominando o saber inicial de sua formação. No momento de início das disciplinas mais específicas, aquelas que não detinha conhecimento prévio, como a de análises clínicas, entrou em ação outra de suas características, o empreendedorismo.

Em 2009, então com 19 anos, Brunno criou o blog Biomedicina Padrão.

“Assim como eu, percebi que as pessoas queriam mais informação sobre biomedicina e não sabiam onde encontrar. Na verdade, não havia onde encontrá-las.”

No começo, o blog era restrito aos seus colegas de faculdade. Brunno, então, percebeu o potencial para seu crescimento ao utilizar outras ferramentas da internet, como o Twitter. “Passei a seguir os grupos da área nas redes sociais. Com isso, as pessoas também passaram a me seguir. Crescer foi uma questão de tempo.” No caso dele, bem pouco tempo.

Hoje, em 2013, quatro anos após o início dos trabalhos, o blog conta com mais de 200 mil pageviews e 150 mil visitações únicas ao mês.

Clique na imagem e visite o site

Clique na imagem e visite o site

O blog, contudo, não foi a única iniciativa desse jovem empreendedor biomédico. Ele criou outros produtos voltados ao ensino de biomedicina. Entre eles, a revista Biomedicina News; as aulas em áudio (série chamada Saúde em Áudio); os Classificados Biomédicos, que reúnem oferta de emprego. “A biomedicina como área de estudo é relativamente nova se comparada à medicina. O que faço é ajudar o setor a ser mais difundido”, diz.

Brunno tenta trazer o conhecimento mais recente, os resultados mais atuais das pesquisas, as notícias mais diversas, os materiais de estudo mais atuais. Ele, como diz em seu perfil do blog, acredita que a mudança tem que partir de cada um, e por isso investe seu tempo à propagação da biomedicina. “A partir do blog, mais do que ensinar, aprendi muitas coisas. Fiz amigos. O carinho que recebo é inexplicável. Agradeço àqueles que me ajudaram e ajudam a aperfeiçoar meu trabalho diariamente.” Além dessas atividades, Brunno está vinculado ao ASGARD Cursos, onde trabalha na divulgação dos cursos de aperfeiçoamento e atualização profissional na área de saúde.

Agora, em sua caminhada, se prepara para novos rumos. Pleiteia uma vaga em residência multiprofissional, pós-graduação lato sensu, destinada a profissionais de saúde (exceto médicos). “Quero me especializar em hematologia”, revela.

Dicas de carreira de Brunno

  • Dedicação
  • Interesse pela área de saúde
  • Atualização contínua
  • Gostar de biologia