Home > Carreiras > Análise e Desenvolvimento de Sistemas > Inglês e maturidade rendem vaga de estágio

Inglês e maturidade rendem vaga de estágio

Estudante conta como o VAGAS.com.br ajudou na busca pelo emprego ideal


por Guss de Lucca

Um dos dilemas comuns a quem trabalha e estuda é encontrar uma vaga de estágio na área de conhecimento escolhida – e que por alguma razão ele seja melhor do que o emprego atual. Foi pensando nisso que o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Brunno Zanini cadastrou seu currículo no VAGAS.com.br.

“Eu já trabalhava na parte administrativa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e havia buscado vagas de estágio antes, mas nada que valesse a pena deixar um emprego CLT. Foi aí que um dos meus professores, que trabalha na VAGAS.com, falou com os alunos e fiz meu cadastro”, conta Zanini, que a partir daí passou a ficar atento às oportunidades que apareciam.

Em agosto de 2014 ele se cadastrou para um programa de estágio da Rhodia, Após passar pela primeira fase, com provas de inglês, espanhol, conhecimentos gerais e raciocínio lógico (feitas online no VAGAS.com.br), ele foi chamado para uma dinâmica de grupo.

Entrevista em inglês para vaga de estágio

Duas semanas depois, Zanini foi chamado para uma terceira etapa: uma entrevista por telefone em inglês – uma novidade para ele.

“Estava bastante nervoso. Procurei na internet as possíveis perguntas que ele poderia fazer, mas na hora foi tudo diferente. Elas eram mais baseadas em serviços sociais que eu tinha feito, nos motivos de meu interesse pelo estágio e em quais eram as minhas metas profissionais”, conta. Zanini salienta que o sotaque do entrevistador, um rapaz de Cingapura, não ajudou no entendimento das questões.

Porém, 20 dias depois, ele recebeu o resultado de que tinha sido aprovado para uma nova etapa – um convite para um painel dentro da sede do grupo Rhodia, onde ele teria que apresentar um projeto para cinco gestores da empresa, fosse sobre uma atividade profissional ou acadêmica. “Passei 15 dias preparando o material, que tinha como base uma ideia de notificação de sistema.”

foto2

Cinco vagas
No dia marcado Zanini e outros 14 candidatos se apresentaram para disputar cinco vagas. “Quando percebi que era o único dos candidatos que estudava numa faculdade particular eu logo me reprovei mentalmente”, diz ele. Enquanto esperava sua vez, escreveu duas redações: uma em inglês e outra em português.

Após a eliminação de seis candidatos foram realizadas entrevistas com os gestores de cada departamento, nas quais foram detalhadas as funções e as áreas de atuação. No dia seguinte, soube que havia sido aprovado e começaria em janeiro.

“A empresa é enorme e tenho contato com gente do mundo inteiro – o inglês, de fato, é muito necessário e o aprendizado é sem igual”, comenta Zanini.

A dica para outros estudantes em busca de estágio é estudar muito o inglês e demonstrar maturidade na hora das entrevistas e dinâmicas. “As empresas estão atrás disso”, diz ele.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.