Home > Carreiras > Administração > Por que fazer Administração?

Por que fazer Administração?

Curso desenvolve visão sistêmica e pode amenizar futuros riscos profissionais

por Priscila Borin Claro*

Há alguns anos, ou melhor, há exatamente 20 anos, passei por um dos principais dilemas da minha vida, que é real na vida de quase todos os jovens: escolher a profissão a seguir. Não que este não seja um momento especial, ao contrário. Justamente por ser tão importante é que foi um dilema. Escolhi Administração de Empresas.

Escolher uma profissão aos 17 anos significa escolher a leitura, as aulas, os trabalhos dos próximos quatro anos da faculdade, sem falar na vida profissional que vem a seguir. Errar pode ser custoso demais, ainda que aos 17 anos errar seja o mais provável de acontecer. A minha escolha, pensava eu, amenizaria riscos.

Fazer Administração é prudente ou abrangente?

Hoje percebo que o meu dilema ainda é a realidade de outros jovens. Vez ou outra leio artigos questionando sobre a validade da escolha por uma profissão tão abrangente. Por outro lado, há os que reforçam que a escolha pela Administração enquanto profissão seja uma escolha prudente, pois pode mitigar futuros riscos profissionais e pessoais.

De fato, a atividade profissional do Administrador envolve a coordenação de todos os aspectos da organização, desde o desenvolvimento de estratégias de mercado específicas para uma marca, até a gestão dos colaboradores, o trabalho em time, as escolhas de tecnologias e dos processos, os padrões de reporte e a estrutura de governança. E isso pode ser feito tanto para uma organização de terceiros como em empreendimento próprio, com ou sem fins lucrativos, mas sempre sem fins de perdas.

A Administração amplia a visão do indivíduo e seu campo de atuação. E é exatamente por desenvolver a visão sistêmica que a profissão tem sido a primeira opção do vestibular de muitos jovens brasileiros. Mas há também uma outra característica fundamental dessa profissão. Ela é ampla o bastante para que o jovem redefina ao longo dos quatro anos da faculdade – ou até mais tarde, durante sua jornada profissional – algum campo mais específico de atuação. Entende por que eu digo que Administração é uma escolha que ameniza riscos? 😉

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Priscila Borin Claro é professora dos cursos Certificate in Business Administration e Certificate in Business and People Management, ambos do Insper.