Home > Carreiras > Administração > Jovem aprendiz descobre vocação na prática

Jovem aprendiz descobre vocação na prática

Adolescente revela o trabalho ajudou a traçar sua meta profissional

por Guss de Lucca

Para regularizar a situação de adolescentes entre 16 e 24 anos que têm interesse em entrar no mercado de trabalho amparados pela lei, o governo federal criou em 2000 o programa Jovem Aprendiz. Graças a ele, empresas de médio e grande porte abriram espaço para estudantes darem início a sua busca por uma vocação.

Foi nesse contexto que Claudiana Elina Ferreira Ramos, de 18 anos, entrou faz quatro meses para o programa Jovem Aprendiz da rede McDonald’s – um trabalho que a ajudou a decidir qual direção seguir em sua vida profissional.

“Sempre ouvi falar do programa, que era algo que investia no crescimento do jovem. Por isso me cadastrei, enviei currículos e passei por várias entrevistas até conseguir o trabalho em que estou”, conta ela, ressaltando que desde o princípio estava aberta a atuar em qualquer área.

Antes de ser indicada pelo Jovem Aprendiz, Claudiana passou por uma análise de perfil e com base nisso foi encaminhada para uma entrevista com seu atual gestor. “Eu já estava desacreditada, pois já tinha passado por várias entrevistas. Fiquei bastante ansiosa pelo porte da empresa e em uma semana me chamaram.”

O dia a dia do jovem aprendiz

A jovem está na área administrativa, onde executa pagamentos e lida diariamente com dados em planilhas – serviço suficiente para despertar nela o interesse por uma formação dentro desse segmento. “Começo a faculdade de Administração agora”, comenta empolgada.

Para o jovem aprendiz que, assim como ela, está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, Claudiana avisa para não deixarem o desânimo atrapalhar. “Às vezes a gente acha que não é capaz, mas é sim. Basta querer, estudar bastante, pesquisar sobre a empresa e chegar preparado.”

Já no momento de entrar no ambiente de trabalho, a jovem alerta para o cuidado com a postura, pois muitos não estão acostumados ao dia a dia no escritório. “A melhor dica que posso dar é demonstrar interesse em aprender cada vez mais, em adquirir mais experiências e estar aberto a tudo que possa vir”.

“Agora que estou dentro da empresa descobri que quero continuar, quero crescer aqui. Por isso escolhi a faculdade que vai me ajudar a seguir esse caminho”, encerra.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite as inúmeras vagas para jovem aprendiz. Se você já tem um cadastro, atualize-o e não perca as oportunidades.