Home > Carreiras > Administração > Atualizar o currículo para não perder oportunidades

Atualizar o currículo para não perder oportunidades

Adaptar CV às vagas que estão sendo pleiteadas também é importante

Formada em administração e marketing, Karin Colantonio trabalhava há quase dois anos na área de precificação de uma firma, departamento cuja responsabilidade é determinar o preço de venda de um produto ou serviço, processo que visa, no fim, a rentabilidade e lucro da empresa. Mesmo não buscando um novo emprego, a jovem de 26 anos adquiriu o hábito de manter seus dados sempre atualizados no VAGAS.com – algo que acabou rendendo frutos. “Atualizei mais o currículo para não perder nenhuma oportunidade no mercado, mas não cheguei nem a me candidatar para uma vaga. O pessoal é que me encontrou no banco de dados do site e entrou em contato”, revela.

Entre o primeiro contato e a contratação de Karin foi um mês de entrevistas. “Logo no início falaram rapidamente comigo por telefone. Depois tive algumas reuniões com o diretor da empresa e gestores de outros departamentos, que seriam como clientes meus.” Ao término desse processo ela estava dentro de uma multinacional, atuando em uma posição estratégica e com o salário melhor. Para Karin o importante é manter o currículo sempre em ordem, independente de estar empregada ou não. “Tento atualizar meus dados todo mês”, explica a administradora. “Outra coisa que faço é pedir para que colegas analisem tudo e me digam se está bom. É bom pegar essas opiniões”, afirma.

Além disso, Karin aconselha aqueles em busca de trabalho a adaptar o currículo às vagas que estão pleiteando. “O legal é procurar por trabalhos que solicitem algo que você sabe fazer – e que muitas vezes acabamos deixando de fora das nossas habilidades. Por exemplo, já tive casos onde era importante para o empregador que o candidato soubesse montar relatórios, e eu não havia colocado isso no meu cadastro.”