Home > Carreiras > Administração > Administração de empresas: um leque cheio de opções

Administração de empresas: um leque cheio de opções

Boa parte dos alunos sonha em abrir seu próprio negócio

por Marcus Lopes

Poucas carreiras possuem um leque tão aberto de opções como a administração. Isso explica o grande número de vagas oferecidas nas universidades para o curso de administração de empresas e, posteriormente, as boas chances de inserção no mercado de trabalho.

A rigor, administração de empresas é apenas uma parte da administração, que oferece oportunidades desde o gerenciamento de uma grande multinacional até a gestão do próprio negócio.

“Boa parte dos alunos que busca o curso de administração sonha em abrir seu próprio negócio. Diferentemente de alguns anos atrás, quando os alunos desejavam trabalhar em grandes empresas”, explica o professor Fernando Coelho, coordenador do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Isso, de certa forma, revela o perfil dos alunos que fazem esse curso: independentes, empreendedores e com propósitos bem definidos”, completa.

Competências técnicas e analíticas
Segundo Coelho, um bom profissional tem de ser um bom conhecedor e gestor de processos, nos mais diversos assuntos que envolvam uma corporação ou mesmo um negócio. “No entanto, para conhecer e gerir bem um negócio, o administrador precisa desenvolver competências técnicas e analíticas, aspectos que todo bom curso de administração deve contemplar”, explica.

O conhecimento do inglês é fundamental e, apesar de ser considerado um curso de humanas, a matemática financeira faz parte do dia-a-dia do profissional para, por exemplo, garantir a saúde financeira da empresa.  A intuição é muito importante, mas a esmagadora maioria das decisões baseia-se em análises objetivas de cada situação. E essa objetividade o profissional desenvolve ao longo da sua carreira. Para isso, cursos de extensão e pós-graduação são muito importantes, até pela abrangência da profissão.

Escolher bem o curso é outro aspecto. “Administração é o curso que mais forma profissionais no Brasil. Há muitos cursos de administração, mas há poucos cursos que entregam ao aluno aquilo que ele realmente precisa para ser um bom administrador”, diz o coordenador do Mackenzie.

Logística e gestão
De acordo com os especialistas, nos últimos anos as empresas têm buscado muitos profissionais com competências em gestão de projetos, logística e gestão da cadeia de suprimentos, áreas em que o Brasil ainda é muito carente de administradores qualificados. O setor público também tem avançado na oferta de serviços para a população, o que exige mais e melhores funcionários.

O professor lembra que outros aspectos são fundamentais, tanto para o aluno como para o profissional. Saber lidar em grupo, administrar crises e respeitar as pessoas e colegas acima de tudo são requisitos para quem deseja obter sucesso ao longo da profissão. Afinal, como registrou o escritor francês Honoré de Balzac, “a administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses”.