Home > Notícias > Carreiras promissoras: saiba quais são as 11 profissões do futuro

Carreiras promissoras: saiba quais são as 11 profissões do futuro

Confira os requisitos e as competências para trabalhar nestas funções

Conhecer as carreiras promissoras é importante para direcionar seus planos e se concentrar não apenas no tipo de trabalho que você está disposto a fazer agora, mas também no que pode ser mais interessante desenvolver no futuro. 

De acordo com um levantamento internacional da Robert Half, muitas das profissões do futuro são técnicas e requerem conhecimentos atualizados sobre as novas inovações digitais ou, pelo menos, sobre as principais inovações em software e hardware. Outras oportunidades estarão relacionadas à utilização de dados e inteligência artificial para análises e tomada de decisões. Outras focam mais em tendências da indústria e necessidades e desejos de seus clientes.

Além das competências técnicas, o relatório destaca que competências interpessoais continuam em alta e devem ser ainda mais cruciais nos próximos anos. Empatia, por exemplo, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender como ele se sente deve estar entre as habilidades mais valorizadas. 

11 carreiras promissoras para você ficar atento

Com base no guia Robert Half Salary de 2021, dos Estados Unidos, a consultoria de recrutamento destacou os empregos que têm potencial para se destacar no futuro. Confira!

Desenvolvedor de aplicações mobile

O desenvolvimento mobile deve continuar em alta em diversas indústrias. Como mais empresas dependem da tecnologia móvel para impactar seus clientes, a demanda por desenvolvedores de aplicativos móveis continuará a aumentar. Estes profissionais trabalham em novas implementações, codificação de aplicativos, testes e depuração. 

Arquiteto de dados

Embora a coleta de dados possa ser automatizada, a capacidade de analisá-los e fazer recomendações com base nessas análises é muito requisitada pelos empregadores. Conforme a Internet das Coisas (IoT) cresce e mais dispositivos e sensores se interconectam, o volume de dados disponíveis só vai aumentar. Para ajudar a gerenciar e obter valor a partir das informações, as empresas precisam de arquitetos de dados qualificados, que tenham analíticas e criativas, além de conhecimento profundo de sistemas de dados e metodologia de banco de dados. Por isso esta é uma das carreiras promissoras apontadas pela consultoria. Também é importante que esses profissionais se comuniquem efetivamente, saibam planejar e coordenar recursos de dados e traduzir requisitos do negócio em soluções de banco de dados. Familiaridade com Oracle, servidores Microsoft SQL e outros sistemas – como Unix, Linux, Solaris e Microsoft Windows – é essencial. 

Engenheiro DevOps

Os engenheiros DevOps fazem a ponte entre a codificação e a engenharia. Eles estão em alta porque muitas empresas precisam acelerar a entrega de aplicações e serviços – e aumentar a agilidade e a produtividade dos negócios. O DevOps, como prática, ajuda a encurtar o ciclo de vida do desenvolvimento de software e promove processos mais eficientes na organização de TI. E os engenheiros da DevOps incorporam essa prática trabalhando em colaboração entre departamentos para desenvolver novos sistemas e melhorar os existentes de forma mais rápida e eficiente.

Um engenheiro DevOps bem remunerado normalmente tem experiência em  automatizar aplicações, implantar infra-estrutura e desenvolver e administrar serviços usando plataformas de nuvem como a Amazon Web Services (AWS). Ele também deve ter conhecimento de uma gama de linguagens de codificação, desde C++ até Python, ferramentas de gerenciamento de configuração para automação de TI como Ansible e Chef, e arquiteturas de engenharia de software e segurança. Muitos empregadores também buscam candidatos com conhecimento de metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

Gerente de compliance

Um gerente de compliance no campo jurídico supervisiona o desenvolvimento de controles de risco e os esforços da equipe de administração para implementar procedimentos, processos e programas internos. Esta área deve continuar crescendo em consequência das frequentes mudanças nos mandatos regulatórios e da sua aplicação cada vez mais rigorosa. Os gerentes de compliance mais valorizados têm forte capacidade de liderança e organização, além de habilidades analíticas e interpessoais. 

Analista de business intelligence

As empresas adotaram o uso de grandes análises de dados, o que aumentou suas atividades em mineração de dados e relatórios. Como resultado, a necessidade de analistas de BI nas equipes de contabilidade e finanças cresceu exponencialmente. Este trabalho envolve a transformação de dados brutos em insights e o desenvolvimento de soluções de relatórios que funcionam em toda a organização. 

Os profissionais que se destacam nesta função costumam ter sólidas habilidades analíticas e de solução de problemas, além de conhecimento avançado de ferramentas de BI e mineração de dados. Uma formação em finanças, negócios ou sistemas de informação é normalmente necessária. Além disso, para transmitir dados e formular recomendações para a alta gerência é preciso ter boas habilidades de comunicação.

UX designer

Os designers UX são responsáveis por adaptar um produto ou site às necessidades emocionais e funcionais dos usuários e ajudar a criar uma experiência digital agradável. Para isso, eles conduzem testes de usabilidade e ouvem os clientes para entender seus objetivos e intenções.

Gerente de análise de marketing

Os gerentes de análise de marketing estão em alta mundialmente e por isso figuram aqui na lista das carreiras promissoras. Estes profissionais são responsáveis por fornecer insights orientados por dados e alavancar informações de software de automação de marketing e gestão de relacionamento com o cliente, entre outras ferramentas de inteligência comercial. Para seguir esta carreira, é preciso ter raciocínio analítico e competências de colaboração para trabalhar com departamentos, como TI, operações, vendas e marketing. 

Analista de sistemas

Os analistas de sistemas devem ser ainda demandados pelas empresas com a adoção da computação em nuvem e do maior uso de serviços de TI na área de saúde. Esses profissionais ajudam as equipes comerciais e de TI a encontrar soluções técnicas para problemas comerciais. Eles desempenham um papel central no planejamento e execução de projetos e podem servir como um elo de ligação entre TI e usuários finais. As funções incluem analisar problemas de hardware e software, escrever e manter a documentação do sistema e traduzir os requisitos do usuário e do sistema em especificações técnicas funcionais.

Designer de IU

Trabalhando com designers e equipes de desenvolvimento de UX, os designers de UI (de User Interface) são os que constroem o wireframe do site. Seu objetivo é garantir que cada ponto de contato dos usuários com um produto seja intuitivo e esteja de acordo com a visão geral da equipe. Com fortes habilidades de design visuale compreensão das melhores práticas de layout de sites, os designers de UI são peças-chave para criar experiências interativas. E, claro, à medida que mais empresas se concentram em melhorar a experiência do cliente, as perspectivas de emprego para esta posição se tornam mais fortes. 

Analista de negócios

Os analistas de negócios fazem a ponte entre os negócios e a TI. Eles determinam as necessidades da unidade de negócios e planejam, implementam e melhoram os sistemas de informação comercial em vários departamentos, garantindo que os dados comerciais e as necessidades de relatórios sejam atendidas. As empresas valorizam esta função quando querem atuar em BI e tomar decisões orientadas por dados. Pessoas com experiência em análise financeira, análise de fluxo de dados e gerenciamento de projetos são fortes candidatos.

Representante de atendimento ao cliente

Um representante de atendimento ao cliente é responsável por manter relações sólidas com os consumidores, tratando suas questões e preocupações com rapidez, profissionalismo e empatia. Para essa função que está entre as carreiras promissoras, as empresas buscam candidatos com excelentes habilidades de comunicação e coleta de dados. A função também pode exigir habilidades de pesquisa para solucionar problemas do cliente. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.