Home > Notícias > Quais os cargos e habilidades mais buscados durante e pós-pandemia?

Quais os cargos e habilidades mais buscados durante e pós-pandemia?

Mulher em pé de máscara

A pandemia que vem gerando crise em muitos segmentos também colocou algumas profissões em destaque.

Para saber quais são essas profissões, a Robert Walters, consultoria global de recrutamento e seleção, listou cargos e habilidades mais buscados pelas empresas neste momento.

Além disso, a empresa compartilhou suas expectativas para o recrutamento no futuro próximo. Vamos conferir?

Quais são os cargos e habilidades mais buscados neste momento

A pandemia trouxe necessidade de implementar o home office de uma hora para outra, com a intensificação das relações virtuais e da necessidade de cada um gerenciar seu próprio trabalho.

Com isso, ganharam destaque profissionais capazes de conceber, conduzir e gerenciar processos de transformação baseados em metodologias ágeis.

Muitas empresas que não estavam preparadas para toda essa transformação repentina tiveram de reforçar suas áreas de infraestrutura para garantir que toda a equipe seria capaz de trabalhar remotamente, inclusive com acesso a todos os programas e recursos utilizados no dia a dia do escritório. 

Com isso, ganharam relevância os profissionais de infra-estrutura.

Empresas que não tinham essas pessoas no quadro de funcionários precisaram fazer contratações. Além disso, toda a cadeia de fornecedores da área ganhou importância.

Ao mesmo tempo, houve uma alta demanda por profissionais com conhecimento e experiência na área de segurança da informação/ e cybersecurity.

Mais do que nunca foi preciso garantir que nenhuma fraude ou ataque cibernético acontecesse com tanta gente trabalhando remotamente. 

Desenvolvedores de sistemas, envolvidos na criação e sustentação de soluções, também se valorizaram. Entre eles, vale destacar especialmente: 

  • Desenvolvedor Fullstack Sr;
  • Desenvolvedor Front End Sr (React, Vue, Angular);
  • Desenvolvedor Back End Sr (linguagens como Java, C# e Python estão em alta demanda).

Profissões mais valorizados na indústria

No setor industrial, que foi bastante afetado pela pandemia, o volume de contratações ficou bem reduzido no período.

Ainda assim, foi possível identificar o interesse de empresas desse segmento por profissionais de perfil mais estratégico que conseguem entregar resultados em um cenário mais restrito.

Aumentou, por exemplo, a demanda por profissionais seniores, com resultados positivos na área comercial e desenvolvimento de negócios.

“Encontrar profissionais capacitados e com uma visão mais sofisticada do negócio é ainda um desafio para o setor”, afirma Aya Yokoyama, consultora principal da Robert Walters Brasil. 

Na indústria, os cargos mais demandados durante a pandemia foram:

  • Diretor comercial
  • Gerente de vendas

Para estas posições, a fluência em inglês continua sendo uma habilidade valiosa, especialmente para cargos de liderança e alta gestão. 

Confira também: Possíveis impactos no mercado de trabalho pós-pandemia

Oscilações no setor financeiro

O setor financeiro passou por várias fases de contratação neste período. No início da pandemia, o receio em relação à economia fez as vagas caírem em 50%. 

Atualmente, algumas empresas já retomaram seus processos internos e também a confiança de que os negócios podem evoluir remotamente, ainda que a instabilidade econômica persista.

Elas também desenvolveram treinamentos e novas formas de integração para novos contratados.

A Robert Walters aponta o início de uma retomada para a contratação de profissionais para área Administrativa e Financeira.

Ela observa a substituição de diretores seniores, que têm grandes pacotes salariais, por gerentes que têm pacote salarial menor e, ao mesmo tempo, capacidade de fazer o negócio evoluir.

Dessa forma, o nível geral da remuneração da área em 2021 deve se manter semelhante ao de 2020.

Os cargos mais em alta no setor financeiro são:

  • FP&A Manager;
  • Controller;
  • Gerente de Finanças;
  • Diretor de Finanças (especializado em reestruturação ou redução de custos).

‘’O momento ainda é muito nebuloso, as empresas ainda estão se adaptando e existe ainda muita dificuldade para prever os resultados de curto prazo”, afirma Leonardo de Souza, country manager da Robert Walters Brasil. 

Na sua opinião, há uma forte probabilidade de que o mercado se torne ainda mais exigente em relação às habilidades e competências dos profissionais no momento da contratação. 

“O cenário tende a se manter desafiador por um bom tempo e as empresas precisarão perseguir eficiência no limite”, acredita ela. Portanto, ter profissionais de alta performance será um fator essencial para atingir este objetivo. 

Com tudo isso, fica a dica: veja como se transformar em um profissional de alta performance, melhore suas competências, busque mais conhecimento e prepare-se para os próximos movimentos do mercado de trabalho.

É dessa forma que você vai conseguir se destacar em momentos desafiadores como os que teremos pela frente. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.