Home > Busca de emprego > Direitos trabalhistas > Benefícios fazem diferença na busca por emprego

Benefícios fazem diferença na busca por emprego

Conheça vagas e empresas que oferecem vantagens que contam pontos no seu bem estar e na sua remuneração

Cada vez mais as empresas no Brasil estão inovando nos benefícios que oferecem a seus funcionários. Essa estratégia não ocorre por acaso.

Pesquisas apontam que benefícios fazem diferença para atrair e reter os melhores talentos. E os profissionais levam essas ofertas em conta na hora de decidir por um emprego ou outro.

Além disso, estudos indicam que profissionais felizes são mais produtivos. E, claro, uma forma inteligente de deixar o profissional feliz na empresa é oferecer a ele os benefícios que ele sempre quis encontrar. 

O que são benefícios em uma vaga?

Benefícios em uma vaga são aqueles itens que a empresa oferece além da remuneração mensal. Assistência médica e odontológica, convênio com empresas parceiras, horário flexível, possibilidade de viagens e refeitório próprio, por exemplo.

Alguns desses benefícios em geral são garantidos por lei, como vale transporte e vale alimentação. Outros, no entanto, como home office ou café da manhã gratuito, são oferecidos por decisão da empresa. 

Benefícios que as empresas já oferecem

Cesar Lopes, líder de saúde e benefícios em grupo da Towers Watson, diz que as empresas estão inovando nessa área, criando alternativas interessantes aos profissionais.

Ele cita um estudo da consultoria, intitulado General Industry Total Rewards Survey (Pesquisa de Remuneração Total do Mercado Geral) e mostra que o horário flexível, o home office e os bônus estão se tornando comuns na cesta de benefícios.

A pesquisa entrevistou 228 empresas. Entre elas, 44% já ofereciam horário flexível; 18% usavam home office; e 40% bonificam seus profissionais anualmente ou a cada cinco anos. “Há muito a avançar ainda, mas as políticas de qualidade de vida das empresas caminham nessa direção”, analisa.

Auxílio alimentação e plano de saúde

Outro dado aponta que o benefício de check-up é oferecido por 71% das empresas – para níveis gerenciais ou cargos mais altos, mas os benefícios estão em todos os níveis.

A pesquisa mostra que entre os dez mais usuais estão os auxílio-alimentação e refeição, oferecidos por 95% e 56% das empresas, respectivamente; os planos de saúde (100%), os odontológicos (89%), os seguros de vida (97%) e a previdência privada (72%). E quando se fala em hierarquia, os benefícios vão se tornando ainda mais relevantes e obrigatórios.

“Os executivos de cargos mais elevados dificilmente terão que discutir benefícios básicos como plano de saúde, previdência e seguros. A discussão aqui fica a cargo das coberturas, dos valores dos prêmios segurados e dos hospitais a que ele e sua família têm direito”, diz ele.

Benefícios que fazem diferença: conheça-os

Além dos tipos de benefícios citados acima, produtos como o vale-cultura (cartão oferecido ao funcionário para ele gastar com entretenimento, cinema, teatro, livros etc) e descontos em academia, cursos de idiomas, estacionamento e farmácias ganham a atenção dos profissionais no mercado de trabalho.

“Os benefícios são formas de engajar os funcionários e de incentivar a melhoria na qualidade de vida”, afirma Lopes.

Para mostrar na prática o que estamos falando, fizemos uma seleção de vagas de acordo com os benefícios oferecidos. Confira as oportunidades e identifique quais desses tópicos são mais relevantes para você. 

Home Office

Antes mesmo da pandemia, vagas que ofereciam possibilidade de fazer home office tinham um grande diferencial para muitos profissionais.

Algumas empresas que têm vagas com esse benefício são Algar Telecom, NIVEA e Tata Consultancy Services.

Assistência médica

A assistência médica pode fazer muita diferença na sua remuneração. Para saber o quanto ela é vantajosa, considere o valor que você teria de pagar como pessoa física – para você ou para a sua família toda, se a empresa oferecer opção de plano familiar.

Algumas empresas como Droga Raia – Drogasil, LUKSCOLOR e – nós! – VAGAS.com oferecem assistência médica

Participação nos Lucros ou Resultados

A PLR ou PL, como também é chamada, pode garantir uma boa remuneração extra todos os anos. Isso porque, quando os resultados da empresa são positivos, uma parte do lucro é dividida entre os funcionários.

Entre as empresas que têm vagas com esse benefício estão JBS Novos Negócios – Natural Casings, Petz e Banco Safra. 

Auxílio creche

Entre as empresas que oferecem oportunidades com esse benefício tão importante para quem tem filhos pequenos estão BRF, Unisys e SKY.

Previdência privada

Além de garantir um conforto extra na aposentadoria, a previdência privada tem peso no pacote total de remuneração. Vale a pena fazer as contas considerando principalmente o valor que a empresa deposita na sua conta de previdência privada.

Entre as empresas que têm vagas com esse benefício estão Itaú, NIVEA e Grupo Fleury. 

Horário Flexível

Este é um dos benefícios que mais contribuem para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Se ele conta muitos pontos para você.

Confira oportunidades que oferecem horário flexível de empresas como Liberty Seguros, Louis Dreyfus Company e Fujitsu do Brasil. 

Sala de Jogos

Que tal descontrair entre uma reunião e outra? Várias empresas oferecem sala de jogos para quem precisa se desconcentrar do trabalho e voltar mais produtivo alguns minutos depois.

Confira aqui oportunidades com esse benefício de empresas como União Química, Klabin S/A e Tip Bank. 

Plano de Aquisição de Ações

A grande vantagem do plano de aquisição de ações é a possibilidade de o empregado ter uma participação na valorização futura da empresa.

Ficou interessado? Confira exemplos de vagas com esse benefício em empresas como Linx, Colgate Palmolive e Pepsico. 

Programa de remuneração variável

A remuneração variável é um complemento ao salário fixo do empregado. Normalmente, essa remuneração está atrelada ao desempenho do profissional ou da sua equipe.

Confira vagas que oferecem remuneração variável de algumas empresas. Entre elas, Algar Telecom, Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo) e Itaú Unibanco. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.