Home > Carreira > Qualidade de vida > O que é automotivação e como cultivá-la?

O que é automotivação e como cultivá-la?

profissional jovem automotivada com o trabalho

Se você quer evoluir na carreira, independentemente da empresa ou das condições do mercado de trabalho, a automotivação pode ser uma aliada e tanto na sua empreitada. Neste post, vamos explicar direitinho o que essa palavra significa e como você pode se tornar um profissional automotivado (o nome é esquisito, mas não é complicado, ok?).  

O que é automotivação?

Automotivação é a capacidade que você tem de buscar em você mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos. Na prática, isso significa, por exemplo, que você consegue acordar todo dia com vontade de trabalhar para entregar tudo no prazo e chegar ao final da semana com aquela sensação de missão cumprida. E tudo isso sem depender de elogios de um colega ou de uma promessa de promoção. 

Qual a diferença entre motivação e automotivação?

A diferença entre motivação e automotivação é exatamente o prefixo “auto” que vem na segunda palavra. “Auto” significa “relativo a si mesmo”, “próprio”. Motivação, então, é um motivo que faz você se empenhar em alguma coisa. Receber um elogio, por exemplo, é uma motivação para você trabalhar cada vez melhor. 

A diferença da motivação para a automotivação é que, na primeira, esse estímulo pode vir de qualquer lugar, enquanto na segunda ele vem de você mesmo. Ou seja, sua motivação – ou seu motivo para se empenhar em alguma coisa – vem de dentro e não depende de fatores externos, como o próprio elogio ou um aumento salarial. 

Como desenvolver a automotivação?

Automotivação é uma capacidade que você pode desenvolver e que, se bem desenvolvida, pode ajudar a sua carreira a deslanchar, independentemente do momento econômico do mercado ou até da empresa e das pessoas com quem você trabalha. Vamos começar?

Crie metas a médio e longo prazo

Para começar a desenvolver a automotivação você precisa criar metas que sejam objetivas e alcançáveis, o que significa dizer que elas devem ser clara para que você saiba exatamente quando foram alcançadas e também que elas não podem ser impossíveis. É importante também que essas metas dependam mais de você do que de fatores externos.

É importante estabelecer metas que não sejam apenas o seu objetivo final. 

Por exemplo, se você quer ser gerente comercial da empresa, considere que esse é o seu objetivo, mas não é a sua única meta. Para chegar lá, você pode estabelecer algumas metas que vão indicar se você está ou não no caminho. 

Por exemplo:

  • Alcançar nível avançado de inglês até o final do ano;
  • Frequentar pelo menos 2 eventos ou feiras na sua área por ano;
  • Ativar networking com ex-colegas de empresa;
  • Fazer 1 curso online a cada 2 meses.

Cada vez que você atingir uma dessas metas, sua automotivação para seguir em frente aumenta. 

Organize seu dia a dia

Organizar o dia a dia significa dividir o seu tempo entre tudo o que você precisa fazer. Além das atividades profissionais também é preciso considerar o que faz você feliz fora do trabalho.

Quanto mais organizada estiver a sua rotina, mais você vai conseguir alcançar as suas metas e encontrar tempo para fazer o que gosta – o que já é um estímulo e tanto. 

Desenvolva inteligência emocional

Desenvolver inteligência emocional significa entender as suas emoções e as suas reações e aprender a lidar com tudo isso da melhor forma possível. 

Quando queremos ter automotivação, a inteligência emocional ajuda a descobrir nossas motivações internas e também a lidar com as frustrações que aparecem pelo caminho sem perder o foco no nosso objetivo. 

Priorize o que é mais importante

Saber priorizar é importante para quase tudo na vida, seja para organizar suas atividades ou para se automotivar. Quando você entende o que é mais importante para cada momento e dá a devida importância para isso, acaba empenhando menos tempo no que não é tão essencial no momento. Consequentemente, você tem mais energia – e motivação – para dedicar ao que é preciso. 

O que fazer para se motivar todos os dias?

Uma estratégia interessante para você se motivar todos os dias é a de buscar um propósito maior no que você faz. Entendendo o propósito, fica muito mais fácil você encontrar automotivação para acordar todos os dias e ser produtivo e eficiente no trabalho. 

Ter um propósito não é a mesma coisa de trabalhar para ganhar um bom salário para fazer o que quer nas horas vagas. Quando você descobre seu propósito, não depende das horas vagas para se sentir feliz porque você encontra realização e bons momentos nas suas tarefas diárias. Para entender mais, confira nosso post Propósito no trabalho: como encontrar o seu.

Como se motivar no trabalho

Além de seguir os passos que indicamos até aqui, você também pode se motivar no trabalho tentando ver sempre algum lado bom em tudo o que faz. Outra dica é se permitir pequenos “prêmios” ou “comemorações” eu possam fazer a diferença no seu dia. 

Depois de uma reunião complicada, por exemplo, talvez você mereça um café caprichado com um bolo artesanal. A ideia é gerar pequenas recompensas que façam com que você tenha motivos para continuar. 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.