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3 maneiras de aumentar a empatia no trabalho

Entenda por que essa competência é essencial para criar laços de confiança e colaboração

Descobrir maneiras de ter empatia no trabalho – ainda que a distância – pode ser a melhor forma de passar por este momento e lidar com todas as incertezas profissionais que ele traz.

Empatia, para quem não está familiarizado ao termo, é aquela capacidade de se colocar no lugar do outro para entender de verdade o que ele sente. É uma capacidade indispensável para quem quer se desenvolver na carreira. 

Imagine, por exemplo, que um profissional seja excelente em detalhes e perfeito tecnicamente, mas que ele não consegue se dar bem com ninguém. Como poderá ser promovido a gerente se não conseguir gerenciar pessoas entendendo suas necessidades, demonstrando atenção e sendo gentil no tratamento diário?

Como aumentar sua empatia no trabalho

Ser empático com os colegas de trabalho pode trazer diversos benefícios, como aumento na colaboração das equipes, mais motivação e até aumento na produtividade, especialmente para empresas que optaram por trabalhar home office durante a quarentena.

1. Ouça as pessoas

Ouvir as pessoas com atenção e cuidado é o primeiro passo para melhorar e demonstrar sua empatia. Não adianta apenas ouvir por ouvir enquanto divide sua atenção com o celular ou a planilha que está criando.

É preciso ter mente e coração abertos para entender o que a pessoa tenta comunicar. Preste atenção no tom de voz e, se puder vê-la, na sua linguagem corporal que ela usa.

Você não precisa concordar com tudo, mas deve tentar se colocar no lugar do outro para compreender a situação do seu ponto de vista.

2. Trate todo mundo bem

No ambiente de trabalho, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os profissionais. Portanto, trate os outros como você gostaria de ser tratado. Parece óbvio, mas é importante não se esquecer disso, mesmo nos momentos mais estressantes.

Se você tratar os outros com cuidado e gentileza, é muito provável que eles façam o mesmo por você. Desta forma, você pode construir um relacionamento saudável com seus colegas neste momento em que todos estamos mais sensíveis e inseguros.

3. Coloque-se no lugar do outro

Tente se colocar no lugar de outra pessoa antes de fazer críticas ou julgamentos. Escolha bem as palavras, indique caminhos para ela melhorar, não critique apenas por criticar.

Pense como você se sentiria no lugar dela e o que poderia levar de construtivo dessa conversa. Tolerância e empatia – claro – podem nos ajudar a superar este e outros momentos difíceis.

Veja também como você pode diminuir seu estresse e ansiedade.

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