Home > Carreira > Primeiro emprego > Vaga de jovem aprendiz: como conseguir a sua?

Vaga de jovem aprendiz: como conseguir a sua?

Prepare cv e redação e saiba o que fazer durante contato telefônico, dinâmica de grupo e entrevista individual

Para conseguir uma vaga para jovem aprendiz você deve passar por cinco etapas de seleção, que vão desde análise de currículo até a entrevista individual. Se você está procurando uma oportunidade desse tipo, preste atenção neste roteiro que preparamos para que você consiga mostrar seu potencial em todas essas etapas mesmo que ainda não tenha experiência profissional. Vamos lá?

Onde encontrar vagas de jovem aprendiz?

No site VAGAS.com.br, você pode dar uma busca por “jovem aprendiz” para encontrar diversas oportunidades. 

Estadão

O Estadão, um dos jornais mais importantes do país, é uma das empresas que tem vaga para jovem aprendiz. Para se candidatar é preciso ter Ensino Médio Completo, conhecimento do Pacote Office e não ter sido aprendiz antes. A empresa oferece assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale alimentação, vale transporte e refeitório. A oportunidade é para trabalhar no bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo. 

Louis Dreyfus Company

A Louis Dreyfus Company, que atua na comercialização e no processamento de produtos agrícolas e tem operação em mais de 100 países, também está com oportunidade aberta para jovem aprendiz. 

Para se candidatar é preciso ter Ensino Médio Completo ou em curso e conhecimento do Pacote Office. A empresa oferece assistência médica e odontológica, refeitório e vale alimentação. 

Vigor Alimentos

A Vigor Alimentos, fabricante de iogurtes, queijos, margarinas, entre outros produtos, procura jovens que tenham entre 14 e 24 anos, que estejam cursando ou já tenham terminado o Ensino Médio e tenham disponibilidade para realizar curso no Senai e prática na empresa, de segunda a sexta-feira, 8 horas por dia. 

A empresa oferece assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale alimentação, vale transporte e refeitório.

CIEE

O portal CIEE também traz várias vagas para jovem aprendiz. Para ver as oportunidades, é preciso estar cadastrado e logado no site.  

Como conseguir uma vaga para jovem aprendiz? 

Se você quer conseguir uma vaga para jovem aprendiz, o primeiro passo é fazer um bom currículo ir em busca de oportunidades que estejam abertas. Você pode fazer tudo isso sem sair de casa. Confira o nosso passo a passo para esta etapa da sua vida. 

1. Faça seu currículo 

O primeiro passo para conseguir uma vaga para jovem aprendiz é fazer o seu currículo. Você pode criar esse documento no computador ou preencher diretamente no VAGAS.com.br. O preenchimento online é mais simples porque já vem com os campos determinados. Ou seja, você não esquece nenhuma informação importante. 

No currículo de jovem aprendiz, você precisa colocar o nome da escola em que estuda ou em que fez o Ensino Médio. Precisa também colocar as datas – quando começou e quando terminou (ou deve terminar) o curso. 

Também é interessante colocar outros cursos que você tenha feito, mesmo que sejam cursos online. Veja saber mais detalhadamente como fazer seu currículo, consulte nosso post 7 passos para fazer currículo de jovem aprendiz.

2. Demonstre interesse

Se o seu currículo passar pela primeira etapa da seleção, é bem possível que alguém entre em contato com você por telefone. Essa pessoa deve perguntar se você tem interesse na vaga e também pode confirmar algumas informações do seu currículo.

Mesmo que você esteja nervoso, tente dar respostas completas, mostrando que você está interessado na vaga. Responder apenas “sim” e “não” não é uma boa ideia.

3. Faça uma boa redação 

Quando você evoluir para a próxima etapa da seleção, talvez você tenha de entregar uma redação. Nesta etapa, a empresa quer saber se você sabe usar bem o português e se consegue se comunicar bem por escrito. A dica é usar frases curtas, tomando o cuidado de concordar verbo e sujeito. Faça um pequeno rascunho antes de começar para garantir que o texto tenha começo, meio e fim e que qualquer pessoa possa entender o que você quer dizer. Releia o texto antes de enviar.

Se ainda estiver inseguro em relação a esse ponto, confira o post 7 dicas para fazer a melhor redação no processo seletivo.

4. Participe da dinâmica de grupo

Quando você for convidado para uma dinâmica de grupo, é importante que você participe bastante das atividades. Nesse momento, a empresa quer saber como você se comunica com os outros profissionais e como trabalha em equipe. Não perca a oportunidade de demonstrar suas qualidades.

Para saber mais sobre esta etapa do processo seletivo, confira O que é dinâmica de grupo e o que ela avalia.

5. Prepare-se para a entrevista

Na última etapa da seleção, você provavelmente passarápasse por uma entrevista de emprego, que pode ser feita presencialmente, pela internet ou pelo telefone. Prepare-se para responder algumas perguntas sobre você, sobre o que gosta de fazer e novamente sobre o seu interesse em trabalhar na empresa.

Dicas: nunca se atrase, escolha uma roupa adequada e, se a entrevista for por vídeo, escolha o lugar mais silencioso possível. 

Como funciona cada etapa do processo seletivo

No infográfico abaixo, você pode entender melhor como funcionam as 5 etapas e como se preparar para elas. Boa sorte!

As fases do processo seletivo para jovem aprendiz

Veja aqui como se organizar antes de participar de todo este processo para conquistar sua vaga de jovem aprendiz.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.