Home > Carreira > Qualidade de vida > ONG oferece apoio psicológico gratuito para desempregados

ONG oferece apoio psicológico gratuito para desempregados

Cruzando Histórias disponibiliza sessões online de psicoterapia com profissionais voluntários

A pandemia fez com que muitas pessoas perdessem o emprego ou vissem sua principal fonte de renda desaparecer. Lidar com este momento não é fácil para ninguém, mas é ainda mais desafiador para quem está nessa situação.

Por isso, a ONG Cruzando Histórias passou a oferecer apoio psicológico gratuito para desempregados por meio de sessões online. 

Como funciona o apoio psicológico gratuito para desempregados na pandemia

O projeto Escutação atua de forma presencial há um ano e assistiu 240 pessoas no ano passado. Neste ano, já foram atendidas 232 pessoas – 220 delas no formato online disponibilizado desde o início do distanciamento social.

Segundo Bia Diniz, fundadora da Cruzando Histórias, a proposta inicial era de oferecer o apoio psicológico gratuito de forma online durante o período de distanciamento. A ideia deu tão certo que deve ser continuar mesmo depois da pandemia. “Pelo online estamos chegando a muitos outros Estados e ajudando mais pessoas”, afirma ela.

Atualmente, o projeto tem duas frentes voltadas a pessoas que estão desempregadas. São elas:

EscutAção Acolhimento

Apoio psicológico gratuito

É uma sessão única que oferece escuta empática e orientação de carreira. A sessão é realizada por Skype, Hangout, Zoom ou WhatsApp Vídeo, em horário pré-agendado e dura 50 minutos.

Psicoterapia Breve

É um ciclo de 4 sessões para pessoas que estão com sintomas de ansiedade agravados pela pandemia. Os atendimentos são realizados por psicólogos voluntário por meio de Skype, Hangout, Zoom ou WhatsApp Vídeo. Cada sessão dura até 50 minutos e o ciclo é realizado em 4 semanas.

“Ao se inscrever, a pessoa avalia qual atendimento deseja”, explica Bia. E, depois do atendimento, ela pode se inscrever novamente para ser atendida outra vez. 

Além disso, os voluntários de escuta estarão atentos com a demanda e, se acharem que a pessoa atendida tem necessidade do apoio psicológico, fazem esse convite no final do atendimento. 

A ONG também oferece atendimento a mulheres que estão sofrendo em seus relacionamentos ou estão sofrendo violência doméstica, e com isso tem suas carreiras abaladas. O nome dessa frente é Ressignificadas. 

Se você sentir que precisa de ajuda para enfrentar a ansiedade ou a depressão no desemprego, agende seu atendimento agora mesmo. Tudo vai ficar bem!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.