Home > Acontece > Acontece > Acontece no Mercado > Você está sofrendo de FOMO?

Você está sofrendo de FOMO?

Entenda o que é e como afastar o medo de estar perdendo alguma coisa

Você já ouviu falar em FOMO? A sigla que significa Fear of Missing Out e, em português, pode ser traduzido por “medo de estar perdendo alguma coisa” surgiu graças às mídias sociais e à tecnologia digital que faz com que nos comparemos o tempo todo com os outros – e os outros estão sempre postando o quanto são felizes no trabalho, nos relacionamentos, nas férias, no happy hour…

É preciso tomar cuidado para não deixar o FOMO interferir na sua vida, especialmente a vida profissional, que é o ambiente em que esse fenômeno pode ser mais prejudicial. Isso porque se deixar levar por ele e passar os dias questionando sua própria capacidade pode impactar negativamente no seu desempenho, na sua satisfação e também na sua felicidade com o trabalho.

FOMO: você está sofrendo desse mal?

Em artigo na Forbes, a coach Melody Wilding dá algumas dicas para saber se você está sofrendo de FOMO.

A sugestão é se fazer estas perguntas:

1 – Você diz sim a todas as oportunidades relacionadas ao trabalho porque elas têm potencial de ser uma grande oportunidade?

2 – Você se sobrecarrega, se compromete com eventos de networking ou oportunidades de aprendizado, como webinars, aulas ou workshops, porque se sentiria um fracasso se não dedicasse cada segundo de tempo livre para impulsionar sua carreira?

3 – Você está constantemente questionando suas escolhas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Por exemplo, você imagina o que está acontecendo no escritório enquanto almoça com um colega de trabalho ou checa seu e-mail de trabalho enquanto relaxa com os amigos?

4 – Você costuma ter dúvidas sobre o seu caminho profissional se compara aos colegas pelas redes sociais?

5 – Você se sente frequentemente excluído quando não é convidado para uma reunião ou não é consultado para uma decisão?

Como afastar do medo de estar perdendo alguma coisa

Segundo o coach Silvio Celestino, da Alliance Coaching, é natural que hoje em dia as pessoas vivam uma ansiedade grande de perder algum evento ou alguma atividade. “Elas têm medo também de alguém estar precisando delas porque a interação é excessiva com tanta tecnologia à disposição”, afirma.

Esse fenômeno, no entanto, não deve ser visto como o grande mal da atualidade. Na opinião do coach, uma forma eficiente de evitar ser dominado pela FOMO é utilizar as redes sociais com maturidade e – principalmente – filtrar o que você quer ver.

“Quando você olha a foto de um colega em um happy hour, tende a achar que está perdendo um momento de grande alegria”, afirma ele. “Você não, no entanto, que ele pode ter tido um dia extremamente difícil antes daquela foto”, explica. Ou seja, evite interpretar uma microinformação como se fosse a realidade completa. Lembre-se que você mesmo já escolheu uma entre dezenas de foto de um happy hour para parecer mais feliz, mais bonito, mais relizado. Ou não? 😉

A recomendação geral de Silvio é nunca esquecer que redes sociais e dispositivos móveis são tecnologia. “Algumas pessoas passam do ponto, por isso o importanter é gerir o que a tecnologia traz de benefício e malefício”, finaliza.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.