Home > Acontece > Acontece no Mercado > VAGAS.com lança o Mapa VAGAS de Carreiras

VAGAS.com lança o Mapa VAGAS de Carreiras

Site mostra conexões entre cargos, salários e vagas correspondentes

O mercado de trabalho não é mais o mesmo. São vários os fatores para a mudança: cenário econômico, velocidade das transformações tecnológicas e, consequentemente, rupturas em determinados nichos de negócios. Até mesmo a forma de selecionar os profissionais tem ganhado novas nuances, com foco em valores, competências e não somente em conhecimento técnico. Hoje, são raros os casos de pessoas anos a fio no mesmo segmento, na profissão original. Ficou mais fácil migrar para outras atividades e o tempo médio em uma mesma empresa encurtou. O crescimento exponencial de acesso à internet também
impactou comportamentos.

Surgiram novos cargos, novas responsabilidades e um leque de opções muito maior de crescimento e oportunidades, nas mais diversas áreas. Mas como observar essas transformações, conhecer tendências e até dinâmicas formas de remuneração nesse novo cenário? Foram estas questões que motivaram a VAGAS.com a desenvolver o Mapa VAGAS de Carreiras. A partir do tratamento estatístico, com técnicas de Big Data, da evolução profissional dos mais de oito milhões de currículos cadastrados no VAGAS.com.br, foi construída uma fotografia viva dos cargos ocupados e da movimentação entre eles.

Pioneiro e gratuitoMario Kaphan VAGAS engenheiro
O resultado é inédito e pioneiro. O Mapa VAGAS de Carreiras é um serviço gratuito que mostrará a conexão entre mais de 250 conjuntos de cargos, faixas salariais, formações mais comuns – tudo isso com um design inovador e uma navegação intuitiva. O acesso pode ser feito por qualquer pessoa, tenha ela cadastro ou não no VAGAS.com.br.

Para Mario Kaphan, o Mapa VAGAS de Carreiras é uma forma de devolver aos milhares de usuários do VAGAS.com.br a confiança depositada na empresa. “O objetivo é compartilhar o que encontramos no nosso banco de currículos assegurando sua privacidade, só que com as informações organizadas. É um conteúdo para apoiá-los com informações seguras para suas movimentações de carreira”, argumenta um dos fundadores da empresa.

Nesse sentido, “organizar” significou a padronização dos milhares de nomenclaturas de cargo, uma vez que são digitados pelos próprios profissionais e podem divergir do que é denominado pelo RH. Além disso, erros de ortografia também foram revisados.

Ronie Uliana Mapa VAGAS de CarreirasFaixa salarial
“Um dos maiores trabalhos feitos foi de normalizar cargos, achar esses erros de grafia e fazer o computador entender como algo igual – porque é. Hoje sabemos que existem cerca de 1500 maneiras erradas de escrever auxiliar administrativo”, brinca Ronie Uliana, arquiteto de software da equipe que desenvolveu o projeto.

Outro benefício para os profissionais é observar a faixa salarial do cargo que ocupa ou pretende ocupar. “Optamos por apresentar a distribuição dos salários divididos por quartis, ou seja, os salários que dividem a população de cada cargo em quatro partes iguais”, explica Uliana.

Também foram suprimidos dos nomes dos cargos os níveis, como júnior, pleno e sênior, e I, II e III. “São muito subjetivos, mudam de acordo com a política de cada empresa, por isso achamos mais correto com o usuário colocar somente o cargo título”, explica Erica Isomura, da equipe de RH da VAGAS. Em sua avaliação, o Mapa VAGAS de Carreiras expressa fortemente os valores de transparência da própria VAGAS. “Um compromisso com a veracidade dos dados e o respeito à trajetória de cada profissional que se transforma em sua carreira.”

Equipe multidisciplinar
Segundo Larissa Alves, da equipe de Produtos da VAGAS, o mapa foi resultado de um projeto de grande envergadura que envolveu profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento, Produtos, Comunicação, Design entre outros, e que permanecem engajados em sua evolução. “Um dos nossos desafios foi chegar ao conceito de carreira, já que não se tratava somente de uma formação universitária, vertical, com uma única trajetória naquela área. Mas sim a ocupação informada por cada pessoa naquele momento, independente da sua escolaridade”, explica.

O mapa contém apenas cargos que participam de pelo menos uma evolução de carreira, que, por sua vez, requer que no mínimo 10 pessoas tenham migrado entre os dois cargos. Segundo esse critério, foram computados 7500 cargos. Essa teia de transições de carreiras gerou alguns conjuntos de cargos, como por exemplo “Engenheiros”, “Operacionais”, “Gerente de Marketing”, entre outros. É possível visualizar onde esses profissionais estiveram e para onde foram.

“Será uma ferramenta viva e orgânica para milhões de brasileiros”, destaca Kaphan, acrescentando que a cada novo currículo cadastrado no VAGAS.com.br, mais dados serão automaticamente inseridos no Mapa VAGAS de Carreiras. O usuário também terá acesso às vagas disponíveis para cada cargo. Confira 🙂