Home > Acontece > Acontece no Mercado > TOEFL: tudo o que você precisa saber sobre a certificação de inglês

TOEFL: tudo o que você precisa saber sobre a certificação de inglês

Entenda como funciona uma das certificações mais exigidas em universidades dos EUA e Europa

TOEFL é um dos testes de proficiência de inglês mais utilizados no processo de admissão nas universidades internacionais. É uma ferramenta importante porque as universidades internacionais precisam garantir que os candidatos tenham conhecimento suficiente do inglês tanto para entenderem quanto para se comunicarem nas aulas e realizar as atividades propostas.

Os testes em formato de múltipla escolha cobram conteúdo variado, sendo que o TOEFL cobra mais conteúdo escolar, traz texto de História, Biologia, Geografia etc. O avaliado tem de mostrar conhecimento sobre um conteúdo com o qual ele pode não ter muito contato, não ter estudado ou até ter esquecido. No caso de teste oral, o avaliado usa estruturas e vocabulário que conhece.

TOEFL iBT (Internet-Based Test)

Test of English as a Foreign LanguageTeste de Inglês como Língua Estrangeira é o certificado mais conhecido e requisitado pelas universidades dos Estados Unidos e muitas da Europa. A pontuação vai de 0 a 120 e dá igual peso a cada uma das quatro habilidades testadas. Diferentes universidades exigem diferentes resultados do TOEFL iBT e algumas podem também existir resultados específicos nas habilidades que serão testadas individualmente. 

O TOEFL avalia o domínio de inglês, capacidade de combinar as habilidades de Listening, Reading, Speaking e Writing para realizar tarefas acadêmicas. Também há uma etapa de Speaking feita no computador. Tem validade de dois anos.

Seções do TOEFL

Seção Pontuação Notas Atividades
Reading

(Leitura)

60 a 80 minutos

0 a 30

Alto
(22 a 30)    


Intermediário      (15 a 21)


Baixo               (0 a 14)    

36 a 56 questões

Ler 3 ou 4 trechos de textos acadêmicos e responder às perguntas. Os principais tipos de questões cobram o seguinte: parafrasear, preencher tabelas e completar resumos.

Listening

(Compreensão oral)

60 a 90 minutos

0 a 30

Alto
(22 a 30)


Intermediário
(15 a 21)


Baixo
(0 a 14)

34 a 51 questões

Ouvir palestras, discussões em sala de aula e conversas e responder às perguntas. As questões pedem que o avaliado determine as principais ideias, detalhes, funções, posicionamentos, inferências e organização geral.

Intervalo

10 minutos

Speaking

(Conversação)

20 minutos

0 a 30

Boa
(26 a 30)


Satisfatória
(18 a 25)


Limitada
(10 a 17)


Insuficiente
(0 a 9)

6 tarefas

Duas tarefas independentes e quatro integradas. Nas independentes, os avaliados devem responder a questões pessoais sobre algum aspecto da vida acadêmica. Nas tarefas integradas de leitura, compreensão e expressão oral, estudantes devem ler uma passagem, ouvir outra passagem e falar sobre como as ideias das duas se relacionam.  

Writing

(Escrita)

50 minutos

0 a 30

Boa
(24 a 30)


Satisfatória
(17 a 23)


Limitada
(1 a 16)

2 tarefas

Uma tarefa é integrada (20 minutos) e a outra, independente (30 minutos). Na integrada, estudantes devem ler uma passagem acadêmica, ouvir outra passagem e escrever sobre como as ideias das duas passagens se relacionam. Na independente, o estudante deve escrever um ensaio pessoal.

 

Apesar de o intervalo de pontuação para cada uma das quatro seções do teste (Reading, Listening, Speaking e Writing) ser de 0 a 30, cada uma delas é uma medida separada e cada medida tem sua própria escala. Desta forma, as pontuações obtidas em uma seção podem ser comparadas com outras pontuações da mesma seção. No entanto, não é adequado comparar pontuações em diferentes seções.

O computador faz o cálculo das pontuações em Compreensão de Texto e Compreensão Oral. A seção Compreensão de Texto contém de 36 a 56 tarefas, baseadas na leitura de trechos de textos acadêmicos e respectivas perguntas. A seção Compreensão de Oral contém de 34 a 51 tarefas, baseadas em áudios de palestras, discussões em sala de aula e conversas, também com perguntas a serem respondidas.

Na seção de Redação, as duas tarefas são avaliadas em uma escala de 0 a 5. A soma é convertida em uma pontuação na escala de 0 a 30. O que é avaliado:

– Tarefa de redação integrada, em relação ao desenvolvimento, organização, gramática, vocabulário, precisão e perfeição

– Redação independente em relação à qualidade geral da redação, inclusive desenvolvimento, organização, gramática e vocabulário

Avaliação humana – vários avaliadores rigorosamente treinados avaliam os testes anonimamente. Os avaliadores do ETS são continuamente monitorados para assegurar imparcialidade e a mais alta qualidade.

Visite o site do TOEFL  para mais detalhes.

Lígia Velozo Crispino, autora do post, é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC e extensões na área de Marketing na ESPM, FGV e Insper. Coautora do Guia de Implantação de Programas de Idiomas em empresas e autora do livro de poemas Fora da Linha. Mobilizadora cultural à frente do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.