Home > Acontece > Acontece no Mercado > Tirar férias mais longas pode prolongar sua vida. Sabia?

Tirar férias mais longas pode prolongar sua vida. Sabia?

É importante se afastar dos assuntos do trabalho e evitar aquela espiadinha básica nos e-mails

Se você precisava de um bom motivo para tirar férias, nós encontramos um excelente. Períodos mais longos de descanso podem fazer você viver mais e melhor. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Helsinki, da Finlândia, que acompanhou 1.222 executivos ao longo de 40 anos.

Os pesquisadores observaram que aqueles que costumavam tirar três semanas ou menos de férias ao longo do ano tiveram uma chance 37% maior de morrer nesse período do que aqueles que tiravam férias mais longas.

Segundo o estudo, o resultado demonstra que uma pausa (real) do trabalho é fundamental para que se possa relaxar e combater de maneira mais eficiente os efeitos negativos do estresse.

Tirar férias de verdade melhora sua produtividade

Ana Carolina Souza, neurocientista e sócia da Nêmesis Neurociência Organizacional, concorda com isso. “Nosso cérebro se beneficia muito de momentos de relaxamento, descanso e abstração”, afirma. A especialista afirma que, ao ter tempo livre, ativamos regiões do cérebro que são fundamentais para o processo criativo, a comunicação, as relações sociais e até a empatia. E tudo isso ajuda a aumentar nossa produtividade na hora de voltar ao trabalho.

Há uma questão, no entanto, que precisa ser debatida. Quando falamos em “férias”, estamos de fato falando de períodos em que podemos nos desligar do trabalho. Isso não inclui aquela olhadinha rápida nos e-mails e nem aquele whatsapp simpático para o colega perguntando como vão as coisas.

“Quando estamos focados em resolver questões ligadas ao trabalho não temos a ativação descrita anteriormente, devido a um modelo mental de foco que se torna preponderante no nosso cérebro e é necessário para a resolução de problemas”, afirma Ana Carolina.

Ela alerta que, ao manter o hábito de dedicar pequenos intervalos das suas férias para ver ou resolver questões ligadas ao trabalho, você interrompe o processo de relaxamento, mesmo que esteja a quilômetros do escritório. “Muitas vezes, as preocupações dão origem ao que chamamos de ‘pensamentos reverberantes’, aqueles que não saem mais da nossa cabeça, onde quer que a gente esteja ou o que quer que a gente faça”, explica.

E sabe o que é pior? Essa situação acaba gerando um cenário de esforço constante, que contribui para uma sensação de esgotamento, uma piora na qualidade de vida, na saúde e, consequentemente, uma baixa produtividade.
Ou seja, está de aproveitar a tecnologia disponível para curtir as férias e esquecer o trabalho – pelo menos nesse período. Essa atitude saudável pode garantir que volte com as energias renovadas para o escritório e ainda viva por mais tempo. Que tal? 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.