Home > Acontece > Acontece no Mercado > Testes de inglês internacionais para sua carreira

Testes de inglês internacionais para sua carreira

Saiba sobre os principais exames de proficiência exigidos no mercado

por Lígia Crispino*

Há muitos testes de inglês com certificações internacionais. Os mais comuns são IELTS, TOEFL, TOEIC, GMAT e BULATS. Eles são solicitados em universidades estrangeiras que oferecem cursos de graduação, pós-graduação, MBA, intercâmbios ou em processos seletivos de empresas que precisam da fluência no idioma para o trabalho do dia a dia.

O BULATS e o TOEIC são mais voltados para o mundo dos negócios. A seguir falamos um pouco de como funciona os principais testes de inglês:

1. IELTS (International English Language Testing System)

Tradição quando se fala em exame de proficiência inglês. Mais do que um simples teste de gramática, ele avalia sua real competência em se comunicar no idioma, afinal, o aproveitamento que você terá das aulas depende da comunicação.

O IELTS é aceito em mais de seis mil instituições no mundo (Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul). Este teste de inglês avalia a proficiência do inglês em quatro competências: compreensão, leitura, escrita e conversação. A nota para cada módulo de avaliação é dada de acordo com a qualidade, a coerência, a consistência e o quão extenso é o vocabulário das respostas. A validade é de dois anos.

2. TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

Também com validade de dois anos, é aceito em grande parte das universidades dos Estados Unidos e muitas da Europa, mediante uma nota mínima estabelecida por cada instituição. A pontuação vai de 0 a 120. O TOEFL avalia o domínio de inglês do candidato, sua capacidade de combinar as habilidades de Listening, Reading, Speaking e Writing para realizar tarefas acadêmicas.

3. TOEIC (Test of English for International Communication)

É um certificado voltado para o mercado de trabalho. Assim, avalia a capacidade dos participantes de utilizar o inglês em situações de trabalho, como reuniões, viagens, conversas telefônicas, apresentações etc.

O “inglês americano” predomina, mas o candidato pode se deparar com um exercício de compreensão oral que tem sotaque britânico ou australiano. Este teste de inglês é realizado em cerca de duas horas e meia. É composto de 200 questões de múltipla escolha, dividido em duas partes: Listening Comprehension e Reading Comprehension. A nota não tem validade definida.

4. GMAT (Graduate Management Admission Test)

É uma prova de admissão exigida pela maioria das escolas de negócios nos Estados Unidos e Europa. O exame vai além do simples domínio do inglês, mede as habilidades: matemática, de análise de dados, verbal e de leitura e escrita dos candidatos. Esse teste mede a inteligência mental, ou seja, a habilidade de tomar decisões sob pressão de tempo.

5. BULATS (Business Language Testing Service)

É uma certificação disponível para provar domínio de (além do inglês) francês, alemão e espanhol. É um teste que avalia o nível de conhecimento de um funcionário dentro de uma empresa, não existindo aprovação ou reprovação do candidato, apenas uma pontuação final.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite as inúmeras vagas. Se você já tem um cadastro, atualize-o e não perca as oportunidades.

*Lígia Crispino é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto.