Home > Acontece > Acontece > Acontece no Mercado > Ter amigos no trabalho faz bem!

Ter amigos no trabalho faz bem!

Pesquisa da Robert Half e Happiness Works mostra que a amizade ajuda a ter felicidade durante o expediente

Dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo no Brasil. E, por falar nisso, você sabe que ter amigos no trabalho faz bem? É o que aponta uma pesquisa da Robert Half e Happiness Works que avaliou os níveis de felicidade de mais de 23.000 profissionais em oito países. De forma geral, em uma escala de 0-100 de felicidade, a pontuação média dos entrevistados foi de 70. Entre eles, 86% se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata, 70% acreditam que as equipes dentro de sua organização, em geral, trabalham bem juntas, e 62% tem bons amigos no trabalho.

Para comemorar a data, aqui vão algumas dicas da Robert Half para fazer mais amigos no trabalho. Vamos tentar?

Como você pode fazer mais amigos no trabalho

1. Mostre empatia

Ter empatia no trabalho significa tentar entender seus colegas, suas principais habilidades e motivações e também seus aborrecimentos e pressões do dia-a-dia. É uma boa forma de demonstrar sua credibilidade como profissional e colega.

2. Faça parte

Participe ativamente de atividades de formação de equipes, eventos sociais, ligas esportivas e grupos de interesse organizados por sua empresa e seus colegas. É importante fazer parque do clube.

3. Seja generoso

De acordo com pesquisadores americanos, praticar ações generosas diminui níveis de estresse e melhora a saúde mental. É um ganha-ganha.

4. Defina limites

Para não estragar a amizade, é recomendável estabelecer limites sobre sigilo de informações pessoais ou brincadeiras, por exemplo.

5. Elogie (e seja elogiado)

Segundo a Robert Half, o feedback positivo é como uma mola propulsora para as pessoas. Um “obrigado pelo ótimo trabalho!” pode ajudar a elevar a felicidade e construir relações de trabalho mais fortes.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.