Home > Acontece > Acontece no Mercado > Tendências de profissões em 2015

Tendências de profissões em 2015

Uma lista que pode ajudar você a escolher uma carreira ainda este ano

por Erica Isomura*

O ano mal começou e a gente já tem uma lista com tendências de profissões que devem bombar em 2015. Confira:

Psicólogo ou profissionais de desenvolvimento humano
As empresas, cada vez mais, passaram a ter a percepção que não somente de processos se faz uma empresa. É preciso de pessoas que conheçam pessoas para criar um ambiente de engajamento, comprometimento e entusiasmo.

Especialistas em mídias sociais
Sabemos que a internet mudou a forma como nos relacionamos com o mundo – comércio, família, amigos etc – e há cada vez mais um amadurecimento da área de marketing para conhecer o consumidor e seus hábitos de utilização do espaço virtual. Antigamente empresas consideradas modernas tinham a sua fanpage. Hoje, todas querem conquistar este espaço, mas para isso é preciso contar com este tipo de profissional que cada vez mais ganha relevância.

Profissionais de e-commerce
O comércio eletrônico é uma realidade e as empresas de vendas virtuais estão cada vez mais estruturadas. A demanda por profissionais desta área continua crescente.

Engenheiros e técnicos de infraestrutura
A escassez de profissionais de infraestrutura é uma realidade. Temos uma série de obras a serem concluídas, melhorias nas grandes cidades, conexão entre estados e investimento em logística de transporte de mercadorias.

Data scientist
O mundo produz dados o tempo todo. Através de mídias sociais e redes colaboradoras, geramos um número gigantesco de dados. É o profissional de Big Data que consegue criar uma estrutura para que dados se transformem em informações relevantes. Estes estudos geram respostas para diversos negócios, principalmente para as áreas de marketing e recursos humanos.

Desenvolvedores de software para mobile
A população está cada vez mais conectada através de smartphones e tablets. Existe um mercado muito grande na compra de aplicativos que resolvam problemas cotidianos com o trânsito, compra de comida, rota de transporte etc. Profissionais que desenvolvem plataformas para mobile estão disputadíssimos.

Desenvolvedores de sistemas
O mundo está conectado e tecnológico e a demanda não para de crescer. Novos sistemas nascem todos os dias através de startups, com soluções que simplificam a vida das pessoas, modificam a forma de fazer negócio e tornam-se relevantes às grandes empresas.

Controller
Economia retraída faz com que a gestão financeira tenha grande impacto nas tomadas de decisão.

Database marketing
A área de marketing está cada vez mais informatizada e conta com uma grande massa de dados. Criar diferenciações e campanhas focadas em públicos específicos é necessário para sobreviver em um momento de grande competitividade.

Gestores de projetos
Profissionais que sabem utilizar técnicas para gestão de projetos e gerar melhores resultados são cada vez mais procurados.

*Especialista de RH da VAGAS.com