Home > Acontece > Acontece no Mercado > Sustentabilidade: mercado bom para administradores

Sustentabilidade: mercado bom para administradores

Oportunidade para gerenciar stakeholders, recursos naturais e inovação

por Priscila Borin Claro*

Sustentabilidade pode ser uma boa área de trabalho para quem cursa ou já cursou Administração. Digo isso porque, com o mercado de trabalho altamente competitivo e a situação atual do país, muitos alunos têm me questionado muito sobre o que acontecerá quando eles se formarem.

Costumo responder que é justamente em momentos como estes que o profissional de Administração precisa ser ainda mais estratégico. E isso significa que é preciso avaliar as habilidades e as competências que as organizações terão de desenvolver para serem competitivas no futuro.

Oportunidades na área de sustentabilidade

Ao analisar as organizações, o futuro dos negócios, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), fica claro que o Administrador terá cada vez mais oportunidades de se desenvolver para gerenciar relacionamentos com stakeholders, gerenciar o uso de recursos naturais e as decisões de inovação, as decisões de accountability, responsability e o desempenho sustentável no longo prazo.

Para quem não sabe, os ODSs são os objetivos de Desenvolvimento Sustentável declarados pela ONU e por seus representantes em setembro de 2015. Os ODSs foram definidos em função dos diversos desafios relacionados ao bem-estar das pessoas, aos recursos naturais e ao desenvolvimento econômico das sociedades. Desafios relacionados a fome, pobreza, poluição, violência, extinção de biodiversidade, preconceito, terrorismo, entre outros problemas do mundo.

Esses desafios também são responsabilidades das organizações e de seus administradores. Ou seja, os desafios do Desenvolvimento Sustentável são, atualmente, oportunidades de desenvolvimento para o administrador ou futuro administrador que deseja se diferenciar no mercado de trabalho. É seu caso? Então confira estas dicas!

Dicas para a carreira

  • É preciso ter visão sistêmica e de longo prazo;
  • Todas as decisões devem ser avaliadas em relação aos seus impactos no triple bottom line: ambiental, social e econômico;
  • Procure reciclar seus conhecimentos. Sustentabilidade não é um curso novo, é uma nova forma de pensar e executar a estratégia, a inovação, os processos, a gestão de pessoas, a gestão com parceiros, os investimentos;
  • Sustentabilidade é um caminho e não um ponto de chegada. Quando você achar que alcançou o topo, terá que iniciar uma nova jornada. O contexto muda, as organizações mudam, as pessoas mudam e os desafios também.
  • Have Fun!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o agora!

 

*Priscila Borin Claro é professora dos cursos Certificate in Business Administration e Certificate in Business and People Management, ambos do Insper.