Home > Acontece > Acontece no Mercado > Superqualificado para a vaga? Veja como conquistá-la

Superqualificado para a vaga? Veja como conquistá-la

Saiba como demonstrar que você está realmente interessado no emprego e na empresa

Já ouviu um recrutador dizer que você é superqualificado para a vaga que está disputando? Pois essa é uma questão que emperra não apenas a sua recolocação, mas a de muitos profissionais experientes como você.

A situação é a seguinte. Durante anos, você acumulou experiência em diversas áreas e segmentos. Você conhece o mercado e tem as competências exigidas pelo anúncio de vaga. Você está procurando recolocação, é suficientemente capaz de assumir a maioria dos postos a que está se candidatando e aceitaria ganhar menos do que ganhava. No entanto, você é descartado rapidamente do processo seletivo com a justificativa de que está qualificado demais para o trabalho.

Sabe o que isso quer dizer? Provavelmente o recrutador tenha receio de que você esteja vendo esse emprego apenas como um “tapa-buraco” que vai largar assim que encontrar algo melhor.

Kim Stiens, consultor de recrutamento e CEO do site de consultoria de carreira Ranavain, explica, em artigo da FastCompany, que um profissional nessa situação pode dar a impressão de querer um cargo inferior apenas para pagar suas dívidas. “Os recrutadores temem que ele não esteja suficientemente envolvido com a posição”, afirma. Por isso, acabam dando preferência a candidatos menos qualificados, mas que estejam ansiosos para realizar o trabalho.

A grande questão é que eles dificilmente conseguem ver um candidato superqualificado como alguém ambicioso na posição. Mas nem tudo está perdido. Existem algumas formas de mostrar que você está de fato interessado no emprego e conquistar a vaga de uma vez por todas. Quer ver?

Como conquistar o emprego sendo superqualificado para a vaga

1 – Diga claramente por que você quer o trabalho

Você quer mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Procura um trabalho menos estressante? Você está entrando em uma nova indústria e sente a necessidade de começar em uma posição de entrada? Ou você está simplesmente entende que o momento econômico do país está complicado e que as posições que você ocupou nos últimos anos, com as respectivas remunerações, ficaram no passado? Entender seus próprios motivos é o primeiro passo para convencer o recrutador.

2 – Mostre de que forma o trabalho tem a ver com você

Você precisa mostrar ao recrutador que tem interesse pelo trabalho. Para isso, diga quais aspectos da vaga são atraentes pra você e como ela se encaixa nos objetivos de sua carreira. Talvez você tenha desempenhado um papel semelhante outras organizações e tenha experiências positivas para contar – ainda que agora a posição seja em um nível inferior.

3 – Demonstre interesse pela empresa

Às vezes, as pessoas estão dispostas a aceitar um emprego de nível mais baixo na empresa dos seus sonhos. Se esse for o seu caso, é bem provável que esse argumento seja forte para convencer o recrutador de que você é a pessoa certa para a vaga.

4 – Foque as necessidades do empregador

Mostre que você entende conhece o mercado, entende os problemas da empresa e pode ajudar a resolvê-los. Pesquise muito a empresa antes dessa conversa. Os empregadores sabem que alguém com experiência tem uma curva de aprendizado mais curta e que que contratar alguém assim pagando um salário mais baixo é uma vantagem para eles. No entanto, isso não significa que você não tenha de demonstrar tudo o que pode fazer por eles.

5 – Você é superqualificado ou diferentemente qualificado?

Se estiver tentando mudar de carreira, o recrutador pode achar que você é superqualificado para uma posição de nível de entrada porque tem 10 anos de experiência não relacionado à vaga. É possível que ele prefira alguém com um ano e meio de experiência totalmente aplicável ao trabalho do que alguém com 10 anos de experiência em outras áreas. Nesse caso, mostre claramente como suas habilidades podem ser transferidas para a nova área. “O gerente de contratação não vai fazer isso por você”, diz Stiens.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.