Home > Acontece > Acontece no Mercado > Saiba escolher uma empresa para trabalhar

Saiba escolher uma empresa para trabalhar

Aprenda a reconhecer empresas que combinam com vocë antes de aceitar uma proposta ou se empenhar demais no processo seletivo

por Gustavo Café

Escolher uma empresa para trabalhar é como escolher alguém para casar. Você até pode trocar alianças com uma pessoa que conhece há pouquíssimo tempo já que, aparentemente, vocês se dão bem e têm interesses parecidos. A lua de mel, no entanto, pode ser uma grande surpresa. Você pode descobrir que a pessoa que escolheu não tem nada a ver com você e, pior ainda, perceber que entrou numa fria.

Na vida corporativa, o risco é o mesmo. Se você focar apenas o nome que a empresa tem no mercado e os benefícios que ela oferece, o arrependimento pode chegar bem rápido.

É por isso que, antes de aceitar uma proposta ou se empenhar demais em um processo seletivo, você precisa descobrir se aquela empresa tem os mesmos valores que você e se a cultura interna tem a ver com seus princípios. Um bom jeito de descobrir tudo isso é seguindo estes dez passos. Confira!

10 passos para descobrir se a empresa combina com você

  1. Wikipédia: é uma grande furada ir a uma entrevista e nem saber direito quem é a empresa. Portanto, pesquise, pesquise, pesquise.
  2. Produto/negócio: tenha certeza de que o negócio da empresa tem a ver com você. Afinal, se você for um geek – como eu –, acredito que uma empresa totalmente offline não irá te interessar muito, certo?
  3. Valores e cultura: Sherlock, investigue o site oficial, a página de Trabalhe conosco e as redes sociais para entender como a empresa é, conhecer suas crenças, seus valores e sua cultura.
  4. Benefícios funcionais: veja quais são os benefícios tradicionais que ela oferece. Aqui entram salário, vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde, entre outros.
  5. Benefícios emocionais: são os benefícios únicos da empresa – e que são importantes (ou não) para você. Entre eles estáo ambiente informal/formal, dress code, bolsa para cursos, descontos em produtos, flexibilidade, causa, coaching, job rotation, treinamentos, plano de carreira, liberdade, confiança etc.
  6. Vagas: ler as vagas em aberto ajuda a entender também o clima, nível de pressão e objetivos da empresa.
  7. Localidade: quem mora em São Paulo sabe o quanto esse item é importante na avaliação.
  8. Networking: explore seus contatos e descubra se conhece algum ex-colaborador ou pessoas de dentro para descobrir ainda mais sobre a empresa.
  9. Relacionamento com consumidores: entenda como a marca é vista no mercado e como se relaciona com seus consumidores. Isso diz muito como é o tratamento com os próprios colaboradores.
  10. Razões para acreditar: para finalizar, assista a vídeos, veja todas as fotos no Trabalhe conosco/site e tente ver se realmente o que é prometido é cumprido na voz de quem já está lá dentro.

Espero que essas dicas ajudem na hora de dizer “sim” ou “não”. Boa sorte!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.