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Saiba agora quais serão as competências mais importantes em 2020

Boa comunicação, bom relacionamento interpessoal e perfil hands on estão entre soft skills mais demandadas pelas empresas

Quem quer garantir sua empregabilidade neste no que está começando precisa ficar atento para desenvolver e aprimorar as competências mais importantes para as empresas daqui para frente. Em geral, a tendência é de que as competências comportamentais – as chamadas soft skills – ganhem ainda mais destaque nas contratações que vêm por aí.

Até 2022, as principais delas serão visão de negócio (opinião de 51% dos líderes), pensamento estratégico (48%), liderança (48%) e capacidade de adaptação (42%). Os dados são de um levantamento da empresa de recrutamento Robert Half realizado com base em seu Guia Salarial 2020. Confira a seguir quais são as competências mais demandadas em 2020.

10 competências mais importantes para 2020

1. Boa comunicação

A capacidade de se comunicar de maneira eficiente é a chave para profissionais trabalharem de forma integrada ao negócio. Segundo a Robert Half, é essencial que eles possam traduzir questões técnicas de suas áreas para diferentes públicos, desde o corpo operacional até o CEO da empresa, além do público externo.

2. Bom relacionamento interpessoal

Para crescer, um profissional precisa transitar por várias áreas. E, para que haja boa interação e cooperação entre os departamentos, as pessoas de diferentes setores precisam se relacionar bem. “Equipes sintonizadas nos objetivos organizacionais se relacionam harmoniosamente para atingir bons resultados nas suas áreas e na companhia como um todo”, afirma o levantamento.

3. Dinamismo

Profissionais dinâmicos têm a capacidade de raciocínio rápido e conseguem fazer mais tarefas de forma mais ágil do que os demais, o que potencializa sua produtividade e seus resultados. “Esta capacidade de administrar várias demandas simultaneamente é um grande diferencial competitivo, ainda mais numa era onde tudo acontece de forma veloz e as empresas precisam conquistar maior eficiência operacional e aprender a fazer mais com menos”, afirma.

4. Domínio do idioma inglês

A mesma tecla de novo? Sim, porque ainda hoje a maioria dos profissionais não domina este idioma. Falar inglês é cada vez mais indispensável porque as empresas estão mais e mais conectadas globalmente.

5. Flexibilidade

É preciso entender que tudo muda muito rápido e quem tem capacidade de se adaptar ganha pontos e sai na frente.

6. Hands on (mão na massa)

Profissional hands on, como o próprio nome sugere, é aquele que coloca a mão na massa, trabalha com a equipe e se aprofunda nas atividades. Diz o levantamento que ser produtivo e participar da execução dos trabalhos é a melhor forma para potencializar suas entregas para benefício de toda a equipe.

7. Orientação a resultados

A capacidade de um profissional focar na concretização dos objetivos da empresa e garantir que os resultados sejam alcançados conforme o esperado é cada vez mais valorizada. Essa competência de orientação a resultados ainda impulsiona o crescimento de outros profissionais da equipe porque o conhecimento compartilhado contribui com os resultados de toda organização.

8. Perfil multidisciplinar

Quem tem essa competência é aquele profissional híbrido que aplica conhecimentos de outras áreas no setor em que é especialista. Ele tem uma visão sistêmica do negócio e busca conhecimento por conta própria, em cursos livres, especializações, palestras e workshops, por exemplo.

9. Senso de dono

As empresas buscam profissionais que abracem os projetos com responsabilidade e a motivação de um empreendedor. Segundo a Robert Half, é preciso ter postura ativa para apresentar soluções que possam viabilizar ou facilitar o exercício da atividade e, principalmente, expandir os negócios junto com a empresa.

10. Visão de negócio

Ter visão de negócio significa ter consciência clara da direção para onde a empresa está indo e saber tomar as medidas necessárias para chegar lá. “É necessário ver além do negócio, mas esse é um exercício complexo e envolvente”, afirma o levantamento.

Quantas dessas competências você tem? Vamos correr atrás das que estão faltando? 🙂

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