Home > Acontece > Acontece > Acontece no Mercado > Reskilling: esta é a hora de atualizar competências

Reskilling: esta é a hora de atualizar competências

Sua empregabilidade depende do acompanhamento das novas tecnologias e seus impactos

A capacidade de atualizar suas competências e habilidades – ou reskilling – se trata de adaptar o que você já tem às novas necessidades da era de trabalho digital.

Segundo estudo do McKinsey Global Institute, cerca de 375 milhões de profissionais – ou 14% da força de trabalho global – podem precisar trocar de ocupação até 2030, em consequência da disrupção provocada por digitalização, automação e inteligência artificial no mundo do trabalho.

Portanto, atualizar competências e habilidades – ou fazer um reskilling ou upskilling, como preferir chamar –  será indispensável para profissionais que quiserem continuar ativos e desenvolvendo sua carreira.

Como atualizar competências técnicas 

Estar pronto para o trabalho do futuro não significa que você precisa começar uma carreira em tecnologia. No entanto, qualquer que seja a sua área, será praticamente impossível ficar imune a ela.

Segundo artigo do Silicon Republic, você não precisa necessariamente ter uma graduação completa em desenvolvimento de software ou automação. No entanto, precisa identificar de que forma os avanços tecnológicos impactam o seu trabalho e, claro, desenvolver competências que acompanhem essa transformação.

É preciso buscar o que especialistas vêm chamando de “fluência digital”. Essa característica, aliás, é o que devem garantir boa parte da sua empregabilidade nos próximos anos. Desenvolvê-la não é um grande desafio. Você pode buscar cursos online, muitos deles até gratuitos, para desenvolver competências técnicas que você sabe que precisa ou vai precisar em breve.

Conhecimento em design thinking, new media literacy, pensamento computacional e colaboração virtual serão essenciais no futuro do trabalho. Quanto você já familiarizado com esses conceitos? Análise de dados, conhecimento em finanças, Search Engine Optimization (SEO) e gerenciamento de projetos são outras competências técnicas bem-vindas na maior parte das carreiras. Quais delas você está desenvolvendo?

Competências comportamentais

A necessidade de fazer um reskilling envolve também as competências comportamentais. Normalmente, elas são mais difíceis de desenvolver, mas também por isso são mais valorizadas no mercado de trabalho. Criatividade, comunicação e adaptabilidade serão cada vez mais buscadas por empresas de todos os tipos.

Competências de liderança também são um ativo importante, independentemente do momento de carreira que você esteja vivendo.

A grande questão, ainda segundo o artigo do Silicon Republic, é que ninguém precisa voltar à estaca zero para se preparar para o futuro do trabalho. O mais importante é não parar de buscar atualização e acompanhar a transformação digital e os impactos que ela tem sobre as suas próprias funções no trabalho.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.