Home > Acontece > Acontece no Mercado > Qual é o perfil profissional que as empresas buscam?

Qual é o perfil profissional que as empresas buscam?

Entenda o que as empresas procuram e desenvolva competências que possam valorizar seu currículo

Você sabe qual é o perfil profissional que as empresas buscam atualmente? Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade. “Esse perfil profissional é chave para qualquer organização em qualquer nível de atuação”, afirma ela.

Por que o protagonismo valoriza seu perfil profissional

Na vida corporativa, ter protagonismo significa assumir a responsabilidade pela sua própria evolução profissional. Quando um profissional é protagonista da sua carreira, ele não delega deu desenvolvimento à empresa ou ao próprio chefe. Esse profissional assume responsabilidades, tem comprometimento com entregas e tem também autoconfiança para tomar decisões. Ele sabe que atingir uma meta anual ou conquistar uma promoção dependem principalmente da sua atuação – e não de variáveis externas.

Flexibilidade e a capacidade de se adaptar

Como afirma Milie, flexibilidade é outra característica muito demandada pelas empresas hoje em dia. Mais do nunca, os profissionais precisam estar dispostos e preparados para lidar com mudanças que ocorrem o tempo todo dentro e fora das empresas. É comum, por exemplo, que uma pessoa assuma a função que até então era exercida por uma equipe inteira. Os quadros estão cada vez mais enxutos.
Essa característica também é importante para acompanhar as transformações trazidas pela tecnologia em praticamente todos os segmentos. É preciso estar aberto para acompanhar as mudanças e se adaptar a elas.

Pro-atividade não sai de moda

Pro-atividade é uma competência que está em alta há bastante tempo no mercado e parece não sair de moda.  De forma geral, ser proativo significa trazer soluções para qualquer tipo de problema, dos mais simples aos mais complexos, porque as empresas querem pessoas que resolvam as questões que estão impedindo o bom andamento dos processos.

Perfil profissional ideal para nível gerencial

Para o nível gerencial em diante, o perfil profissional tem uma outra peculiaridade. “Quando falamos de posições para gestão, é importante que o profissional seja um exemplo como líder e exerça o papel de líder coach”, afirma. Isso significa que ele deve conduzir a equipe para alcançar melhores resultados – e também treinar cada integrante do time para desenvolver seu potencial e melhorar suas competências.

Quer mais? Segundo a especialista, também é importante senso de dono, resiliência e inteligência emocional, que é a habilidade de lidar com as próprias emoções.

Conhecimentos úteis para crescer na carreira

Entre os conhecimentos mais valorizados, o autoconhecimento é o principal deles, independentemente da área de atuação do profissional. “Autoconhecimento caminha lado a lado com a inteligência emocional”, afirma Milie.
Por fim, as empresas buscam profissionais com comprometimento. “Elas querem pessoas que sejam dedicadas e tenham uma boa entrega”, afirma.

Está preparado? Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.